sábado, 3 de janeiro de 2009

Roteiro bíblico para 2009

Ano Novo, novas perspectivas. Nada melhor do que buscar na Bíblia inspiração para os doze meses que deverão ser passados numa nova experiência existencial sob as bênçãos divinas. Otimismo total num progresso contínuo. Em janeiro pensar numa renovação diária. É o que preconiza o Profeta Isaías: "O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis" (Is 58,11). No mês de fevereiro, quando passada a euforia de uma nova etapa que se iniciou e a baixa estima quiser imperar, é preciso proclamar com o salmista: "Com o auxílio de Deus faremos proezas, ele abaterá nossos inimigos" (Sl 59,14). Março, consagrado a São José e o contemplando na sua humilde carpintaria, há de ser um mês em que se procure ainda mais a sabedoria "porque é esplêndido o fruto de bons trabalhos, e a raiz da sabedoria é sempre fértil". (Sb 3,15). Abril trará a reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus, mas também as alegrias da Páscoa e se proclamará com São Pedro: "Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança" (1Pd 1,3). Impossível ficar triste em maio, o mês de Maria, quando se deve abrir de par a par as portas do espírito para com ela glorificar a Deus: “ Minha alma glorifica ao Senhor, exulta meu espírito em Deus meu salvador" (Lc 1,46). Em junho é entrar dentro do Coração de Jesus e escutar seu convite divino: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei" (Mt 11,28). Com toda esta energia se chega a julho, dedicado ao preciosíssimo sangue de Cristo e se recordarão as palavras de São João a insuflar total confiança na misericórdia do Ser Supremo: "Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1Jo 1,7). Deste modo, abominando um lamentável trocadilho, agosto não há de ser mês de desgosto, mas de uma reciclagem total, num primeiro balanço do que foi a trajetória até o oitavo mês, de acordo com o conselho de São Paulo aos romanos: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito" (Rm 12,2). Setembro levará o verdadeiro cristão a se imergir na reflexão da Bíblia num salutar silêncio, este admirável e indispensável hábito do espírito num mundo em que se é assaltado por tanto ruído, tanto estrépito e tantos clamores na agitada e tumultuosa vida do nosso tempo, colocando-se em prática a advertência do Livro dos Provérbios: "Meu filho, guarda a sabedoria e a reflexão, não as percas de vista" (Pr 3,21). Por tudo isto, notável será o espírito missionário em outubro, o mês do Rosário de Maria e das Missões, e se escutará a diretriz paulina "Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade" (2Tm 2,15). Em novembro, unido aos parentes e fiéis que já deixaram este mundo, imerso na esperança da vida eterna se imitará Judas Macabeu que rezava “para que os mortos fossem livres de suas faltas" (2Mc 12,46). Assim se chegará ao término de mais um ano para terminar esta década, pois 2010 há de raiar exuberante de fagueiras esperanças de um mundo melhor e novas conquistas, pois bem se viveu em 2009 e “uma alma que se eeleva eleva o mundo inteiro”. É que durante este ano, à luz da sabedoria das Escrituras, se terá encontrado respostas nos fatos e nunca nas versões criadas no subconsciente, requalificando-se rapidamente diante de qualquer pensamento negativo. Idéias estimulantes farão o júbilo de cada instante. Cumpre, de fato, monitorar todas as oportunidades num apredizado permanente com metamorfoses cotidianas. Não é facil a viagem pelo universo da mudança de cada instante com estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional. É vencedor aquele que vivencia sem receios e com inteligência a travessia por doze meses, apoiado numa fé constante em busca da espiritualização conforme preceituou o Mestre divino: "Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48). * Professor no Seminário de Mariana de 1964 a 2008.

Por Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Local:Mariana (MG)
Fonte: Catolicanet

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Começam a valer as novas regras da língua portuguesa

Todos os países que falam o português passam a adotar hoje, 1º, as mesmas normas de escrita. Com a ortografia unificada, mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo podem se comunicar sem o receio de ser incompreendidas. No Brasil, os milhares de Wagners, Yaras e Kamilas poderão encontrar todas as letras de seus nomes no alfabeto oficial, pois k, w e y voltam a ser aceitos. Em Portugal, quem quiser fazer um chá, pode comprar erva doce e não mais herva doce.

Além da volta das três letras excluídas do alfabeto em 1971, quando foi referendado um sistema ortográfico simplificado, estabelecido pela Academia Brasileira de Letras em 1943, o trema deixa de ser usado definitivamente, assim como o chamado acento diferencial, o que faz com que a palavra "pelo" possa ser tanto "por meio de" quanto uma flexão do verbo pelar (eu "pelo" o cachorro) e o substantivo usado para denominar o que recobre o braço humano (os pelos).

O hífen e os acentos agudos e circunflexos também deixam de ser usados em algumas situações: ninguém mais precisará ter auto-controle para não entrar numa paranóia por causa do horário do vôo, e sim, terá ou não "autocontrole", sem hífen, "paranoias", sem acento agudo, e "voo", sem o circunflexo. O autocontrole e a paranoia também não são necessários para aprender logo as novas regras: até 2012, o país vive um período de transição, em que são aceitas as duas formas.

O governo, aliás, ainda deve demorar um pouco para adotar a nova forma de escrita. Só neste mês a Casa Civil começará a atualizar o capítulo sobre ortografia do seu Manual de Redação. Na prática, isso quer dizer que os textos oficiais, como aqueles publicados no Diário Oficial da União, só passam a adotar as novas regras quando a atualização for feita.

De acordo com a assessoria de imprensa da Casa Civil, não há um prazo definido para que seja concluída a atualização, e a estimativa é de que não demore muito. Há um guia com as novas regras do acordo ortográfico na intranet para ser acessado pelos ser servidores do Palácio do Planalto, mas, para virar oficial, é preciso que as mudanças constem no manual. A atualização é feita pelo setor jurídico da Casa Civil e uma comissão foi formada para fazer as alterações.

Em 2010, os livros didáticos adotados pelo Ministério da Educação já devem vir com as novas normas da língua, editoras e autores também já estão em processo de adaptação. Para toda a sociedade, não há nenhuma modificação no modo de falar. Linguiça, mesmo sem trema, se pronuncia da mesma maneira, e mesmo com a admissão das três letras no alfabeto, "quilo" não passará a ser grafado "kilo".

Contudo, a volta das letras é importante para o reconhecimento de outras línguas brasileiras, são cerca de 170, em que se incluem as línguas indígenas. "São línguas ágrafas (sem escrita), mas, à medida que os linguistas passam a estudá-las, passam a criar grafias para elas, e muitas dessas palavras são grafadas com y", conta a linguista da Universidade de Brasília, Stella Bortoni.

Ela afirma que idiomas como o francês e o espanhol usam a mesma ortografia oficial, e a unificação do idioma é um passo crucial para o reconhecimento como língua internacional. "É um dia glorioso para a política da língua portuguesa no Brasil e nos outros países, porque, durante todo o século 20, alguns estudiosos tentaram acertar um acordo, principalmente com Portugal, mas era muito difícil. O Brasil fazia reformas, Portugal não acatava, e vice-versa".

Ela diz, ainda, que muitas pessoas a questionam se, com a simplificação do uso de acentos, já não seria o caso de acabar com esses sinais, caso da língua inglesa. "A tradição da ortografia do português incluiu os acentos e há certos acentos que são absolutamente importantes. Como é que se distingue, por exemplo, fábrica de fabrica? Então esses acentos das proparoxítonas não sofrem alteração", argumenta.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Oração de Fim de Ano

Senhor Deus, dono do Tempo e

da Eternidade,

Teu é o hoje e o amanhã,

o passado e o futuro.

Ao acabar mais um ano quero

Te dizer

obrigado por tudo aquilo que

recebi de Ti.

Obrigado pela Vida e pelo Amor;

pelas Flores, pelo Ar e pelo Sol,

pela Alegria e pela Dor,

pelo que foi possível e pelo que

não foi.

Ofereço-te tudo o que fiz nesse

ano:

o trabalho que pude realizar,

as coisas que passaram pelas

minhas mãos

e o que com elas, pude construir.

Apresento-te as pessoas que ao

longo desse ano, amei.

As amizades novas e os antigos

amores.

Os que estão perto de mim e os

que pude ajudar.

As com quem partilhei a dor, o

trabalho, a vida a alegria.

Mas também Senhor,

hoje quero Te pedir perdão.

Perdão pelo tempo perdido,

pelo dinheiro mal gasto,

pela palavra inútil e pelo tempo

desperdiçado.

Perdão pelas obras vazias e pelo

trabalho mal feito.

Perdão por viver sem

entusiasmo.

Também pela oração que aos

poucos fui adiando e que agora

venho apresentar-Te.

Por todos meus olvidos,

descuidos e silêncios

novamente Te peço perdão.

Nos próximos dias começaremos

um Novo Ano.

Paro a minha vida diante do novo

calendário que ainda não se

iniciou e Te apresento esses dias

que somente Tu sabes se

chegarei a viver.

Hoje, Te peço para mim, meus

parentes

e amigos, a Paz e a Alegria,

a Fortaleza e a Prudência,

a Lucidez e a Sabedoria.

Quero viver cada dia com

otimismo e bondade,

levando a toda parte um coração

cheio de compreensão e paz.

Fecha meus ouvidos a toda

falsidade e meus

lábios a palavras mentirosas,

egoístas ou que magoem.

Abre sim , meu ser, a tudo o que é

bom.

Que meu espírito seja repleto

somente de bênçãos

para que as derrame por onde

passar.

Senhor, a meus amigos ,

enche-os de Sabedoria, Paz e

Amor...

e que nossa amizade dure para

sempre em nossos corações.

Enche-me também de bondade e

alegria para que todas as

pessoas que eu encontrar em

meu caminho possam descobrir

em mim, um pouco de Ti.

Dá-nos um Ano Feliz e ensina-nos

a repartir Felicidade.


Amém!!!



Autor desconhecido

Mensagem de Ano Novo aos jovens

Que sejam superadas as injustiças e as incompreensões

Estou enviando a todos vocês, jovens, um pequeno texto da mensagem do Papa para o dia 1 de janeiro 2009, dia mundial da paz. Uno-me a cada um e a cada uma de vocês neste caminho de um ano novo de paz e de justiça.

“A Igreja, que é “sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”, continuará a dar a sua contribuição para que sejam superadas as injustiças e as incompreensões e se chegue a construir um mundo mais pacífico e solidário.

A luta contra a pobreza precisa de homens e mulheres que vivam profundamente a fraternidade e sejam capazes de acompanhar pessoas, famílias e comunidades por percursos de autêntico progresso humano, abandonar a mentalidade que considera os pobres – pessoas e povos – como um fardo e como importunos maçadores, que pretendem consumir tudo o que os outros produziram.

“Os pobres pedem o direito de participar no usufruto dos bens materiais e de fazer render a sua capacidade de trabalho, criando assim um mundo mais justo e mais próspero para todos”. (João Paulo II). Só a insensatez pode induzir a construir um palácio dourado, tendo, porém, ao seu redor o deserto e o degrado. Por si só, a globalização não consegue construir a paz; antes, em muitos casos, cria divisões e conflitos. A mesma põe a descoberto, sobretudo, uma urgência: a de ser orientada para um objetivo de profunda solidariedade que aponte para o bem de cada um e de todos.

“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Lc 9, 13) Fiel a este convite do seu Senhor, a Comunidade Cristã não deixará, pois, de assegurar o seu apoio à família humana inteira nos seus impulsos de solidariedade criativa, mas, sobretudo, a alterar “os estilos de vida, os modelos de produção e de consumo, as estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades” A cada discípulo de Cristo, bem como a toda a pessoa de boa vontade, dirijo, no início de um novo ano, um caloroso convite a alargar o coração às necessidades dos pobres e a fazer tudo o que lhes for concretamente possível para ir sem seu socorro.

De fato, aparece como indiscutivelmente verdadeiro o axioma “combater a pobreza é construir a paz”. FELIZ 2009, combatendo a pobreza e construindo a paz.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá - PR

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Horário dos bancos é reduzido neste fim de ano

Brasília - Com as comemorações de fim de ano, a população deve ficar atenta ao horário de funcionamento dos bancos e órgãos públicos. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atendimento ao público nas agências bancárias.

O atendimento da Central 135 da Previdência Social também funcionará em horário especial no dia 31. A população poderá ligar para a central das 8h às 20h (horário de Brasília). Nos feriados de NAtal (25) e ano novo, em 1º de janeiro, não haverá atendimento.

Já as agências da Previdência Social em todo o país funcionam até às 14h, no dia 31, fecham no feriado e reabrem no dia 2 de janeiro.

Por Ivan Richard
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008


Árvore de Natal

Quisera
Senhor, neste Natal,
armar uma árvore e nela
pendurar, em vez de bolas,
os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe, de perto. Os antigos
e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os
que raramente encontro. Os sempre lembrados e
os que as vezes ficam esquecidos. Os constantes e os
intermitentes. Das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que, sem querer, eu magoei, ou sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem conheço
apenas a aparência. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes. Os nomes de todos os que já;passaram pela minha vida. Uma árvore de raízes muito profundas para que seus nomes nunca sejam arrancados do meu coração. De ramos muito extensos para que novos nomes vindos de todas as partes venham juntar-se aos existentes. Uma árvore de sombras muito agradáveis para
que nossa amizade,
seja um momento de
repouso nas lutas da vida.
Que o Natal esteja vivo em cada dia do Ano que
se inicia para que possamos juntos viver o amor !!!

Feliz Natal!!!
Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Nova lei permitirá concessão de aposentadoria em 30 minutos

A partir de 2 janeiro de 2009, a aposentadoria urbana por idade – aos 60 anos para a mulher e aos 65 para o homem – será concedida em 30 minutos. É o que promete a lei complementar publicada ontem (22) no Diário Oficial da União que amplia a base de dados certificados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, garantiu hoje (23), em entrevista a emissoras de rádio, no programa Bom dia, Ministro, que as 1.110 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão preparadas para esse atendimento.

“Nós vamos aposentar o saco de documentos que o trabalhador trazia para ter a concessão do seu benefício. É um conjunto de ações que estão sendo tomadas para simplificar a concessão do benefício previdenciário, agilizar o atendimento e, ao mesmo tempo, combater as fraudes”, afirmou Pimentel.

Para solicitar o benefício, o único documento exigido do trabalhador será a carteira de identidade. A partir da base do CNIS vai ser emitido um extrato das contribuições e, segundo Pimentel, o benefício será concedido imediatamente. Para as aposentadorias por tempo de contribuição, o atendimento estará disponível a partir de março. Em julho, o sistema passa a valer também para o segurado especial - agricultores familiares, pescadores e extrativistas.

Os trabalhadores podem agendar previamente o atendimento nas agências da Previdência pelo telefone 135. Segundo o ministro, todos os funcionários foram treinados durante os últimos três meses para trabalhar com o novo sistema.

“Nós fizemos um forte investimento na Dataprev [a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social], com aporte de recursos significativos, aquisição de equipamentos, capacitação e qualificação dos servidores. Isso é fruto do bom processamento de dados que tem a Dataprev e a rede bancária que nos ajuda. Todas as nossas agências estão integradas com acesso à internet”, explicou.

Questionado sobre o cumprimento desse prazo de 30 minutos e possíveis punições das agências que o extrapolarem, o ministro afirmou que a própria sociedade fucionará como fiscal da lei. "A gente acabou com as filas sem qualquer punição, por meio de um processo de conscientização, melhor atendimento e ampliação do quadro de servidores da Previdência Social", defendeu.

Por Amanda Cieglinski
Fonte Agência Brasil

Bento XVI faz balanço de 2008 e recusa status de estrela

O Papa Bento XVI apresentou nesta segunda-feira, 22, um balanço do ano de 2008, que considerou ter sido "rico de olhares retrospectivos sobre datas incisivas da história recente da Igreja", bem como de "acontecimentos que trouxeram consigo sinais de orientação para o nosso caminho rumo ao futuro".

O Papa apresentou o balanço no encontro com os membros da Cúria Romana, e destacou, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Sidney, no mês de julho, e o Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro, como os mais importantes encontros.

Sobre o encontro com a juventude na Austrália, o Papa disse que, "várias análises de críticos, tendem a considerar estas jornadas como uma variante da moderna cultura juvenil, uma espécie de festival rock modificado em sentido eclesial, com o Papa como 'estrela'.

Bento XVI admitiu que há mesmo vozes católicas que vêm nestas iniciativas "um grande espetáculo, belo, mas de pouco significado para a questão sobre a fé e a presença do Evangelho no nosso tempo".

Em resposta a estas críticas, o Papa disse que "é fundamental analisar o tipo de alegria que se respirou em Sidney, citando mesmo Nietzsche a respeito deste tema, onde mais de 200 mil jovens se reuniram sem perturbar a vida da cidade. A festa, aliás, surgiu após um 'longo caminho exterior e interior', tornando-se uma festa da fé em Cristo.

"Na Austrália, não foi por acaso que a longa Via-Sacra ao longo da cidade se tornou o evento culminante da Jornada. Ela resumia mais uma vez tudo o que aconteceu nos anos precedentes, e indicou Aquele que reúne todos à sua volta, o Deus que nos ama até à cruz. Aqui também o Papa não é a 'estrela' em volta da qual gira tudo", disse.

"A estrela desta JMJ foi o próprio Cristo e o seu Espírito, uma força criadora que gera comunhão, amizades que encorajam um estilo de vida diferente", afirmou o Papa.

Sínodo

A profunda ligação entre a Bíblia e o Espírito Santo foi, segundo o Papa, um dos grandes méritos do Sínodo dos Bispos que, em outubro passado, reuniu no Vaticano 253 padres sinodais dos cinco continentes.

"Percebemos que os escritos bíblicos foram redigidos em épocas determinadas e, portanto, constituem neste sentido um livro proveniente do passado. No entanto, vimos que a sua mensagem não ficou no passado nem pode ser fechada nele: Deus, no fundo, fala sempre ao presente", explicou Bento XVI.

Segundo o Papa, era importante "experimentar que na Igreja há um Pentecostes ainda hoje, isto é, que ela fala em muitas línguas e não só no sentido exterior de estar representada em todas as grandes línguas do mundo, mas também no sentido mais profundo".

"Na Igreja estão presentes os múltiplos modos de experiência de Deus e do mundo, a riqueza das culturas, e só assim surge a vastidão da existência humana e, a partir dela, a vastidão da Palavra de Deus", acrescentou.

Bento XVI destacou o fato de existir "uma multidão de línguas que ainda esperam pela Palavra de Deus contida na Bíblia" e os testemunhos de leigos de todas as partes do mundo que "não só vivem a Palavra de Deus, mas sofrem mesmo por causa dela".

O Papa considerou precioso o discurso inédito de um Rabino, na aula sinodal, sobre as Escrituras de Israel, bem como a presença do Patriarca Ecumênico de Constantinopla (Ortodoxo), Bartolomeu I.

"Esperemos agora que as experiências e as aquisições do Sínodo tenham uma influência eficaz na vida da Igreja: na relação pessoal com as Sagradas Escrituras, na sua interpretação na Liturgia e na catequese, bem como na pesquisa científica, para que a Bíblia não fique como uma Palavra do passado, mas a sua vitalidade e atualidade sejam lidas e discutidas na vastidão das dimensões dos seus significados", concluiu.

Ecologia

Bento XVI falou ainda de uma "ecologia humana", que respeite "a natureza do ser humano como homem e mulher", frisando que a Igreja pede que "esta ordem da criação seja respeitada", contra a imposição de uma idéia de gênero afastada desta ordem".

"Aqui trata-se de fato da fé no Criador e da escuta da linguagem da criação, cujo desprezo significaria uma autodestruição do homem e, portanto, da própria obra de Deus", alertou.

O Papa chamou a atenção para a "nossa responsabilidade para com a Terra", frisando que a mesma "não é uma propriedade nossa que podemos explorar segundo os nosso interesses e desejos".

"O fato de a Terra, o cosmos, espelharem o Espírito criador, significa que as suas estruturas racionais, que para lá da ordem matemática se tornam quase palpáveis na experimentação, trazem em si um orientação ética", apontou.

Bento XVI afirmou que "dado que a fé no criado é uma parte essencial do Credo cristão, a Igreja não pode e não deve limitar-se a transmitir aos seus fiéis apenas e mensagem de salvação, ela tem uma responsabilidade em relação à criação".

Fonte: Rádio Vaticano/Canção Nova

Confira horários de bancos e órgãos públicos no Natal

Com a chegada do Natal e as comemorações de fim de ano a população deve ficar atenta ao horário de funcionamento dos bancos e órgãos públicos. No dia 24, véspera de Natal, as agências bancárias nas capitais e regiões metropolitanas funcionarão das 9 às 11 horas. Já nos municípios do interior, o atendimento ocorre das 8 às 10 horas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nas cidades onde não há Horário de Verão as agências vão abrir no dia 24 com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Ou seja, nas capitais e regiões metropolitanas, com uma hora a menos em relação a Brasília as agências vão funcionar das 8 às 10 horas e no interior das 7 às 9 horas.

Nos estados com duas horas de diferença em relação a Brasília, o atendimento das agências bancárias ocorre das 8 às 10 horas (em Brasília das 10h às 12h) e das 7 às 9 horas nas capitais e regiões metropolitanas e interior, respectivamente.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atendimento ao público nas agências bancárias.

O atendimento da Central 135 da Previdência Social também funcionará em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro.

Nesses dias, a população poderá ligar para a central das 8 às 20 horas (horário de Brasília). Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atendimento.

Já as agências da Previdência Social em todo o país funcionam até as 14 horas nos dias 24 e 31 de dezembro e reabrirão na sexta-feira, 26, e em 2 de janeiro.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 21 de dezembro de 2008

25 de dezembro Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo: nasceu para nós o Salvador

Natal e Páscoa são como dois luzeiros que iluminam de puríssima luz celestial o itinerário dos cristãos na caminhada do calendário litúrgico. Duas grandes festas e duas grandes alegrias. Para decidir qual é a maior, teríamos que distinguir. A Páscoa é maior pela glória; o Natal é maior pela ternura. A Páscoa é maior pela proclamação de fé, uma vez que, se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vazia e nossa religião uma fraude; o Natal fala mais ao nosso coração, pela bondade de um Deus que por nosso amor se faz criancinha e nasce na pobreza da gruta de Belém, numa fria noite de inverno. Ninguém se cansa de ler, sempre com renovada emoção, a página de São Lucas, onde um anjo de Deus vem dizer aos pastores que vigiavam no campo seus rebanhos noite a dentro: "Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: hoje nasceu para vós um Salvador, que é o Messias Senhor, na cidade de Davi. E eis o sinal que vos é dado: encontrareis um recém-nascido envolto em panos, deitado num presépio"(Lc2, 10-12). E a esse anjo logo se juntou uma multidão de seres celestes, que louvavam a Deus, dizendo: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade" (v 14) .E eles foram e encontraram tudo como o anjo havia dito: a criancinha na manjedoura. A Virgem Maria a seu lado. E José. E a pobreza e a simplicidade da gruta. Estava nascendo um mundo novo!

E é essa novidade que alimenta a esperança dos séculos. Aprendeu-se a "armar" o presépio, para que desde a infância o povo aprenda que um dia nasceu Jesus em Belém. Criou-se a árvore de Natal, substituindo antigos ritos pagãos dos povos germânicos, uma vez que Cristo é a verdadeira árvore viçosa, nascida junto às águas correntes, para trazer ao mundo a fartura dos bens de Deus. E os calendários aprenderam a registrar o tempo, dividindo-o em anos "antes de Cristo" e anos "depois de Cristo". Não só como marco cronológico, mas como estilo de vida, uma vez que o nascimento de Cristo veio implantar na terra um novo modo de pensar, de falar, de viver.

Gostaríamos de que a celebração do Natal viesse reforçar em nós o propósito de uma vida nova. E, lamentando embora que a chegada desta festa em cada ano se vá transformando sempre mais numa gigantesca movimentação do grande comércio, que faz esquecer o verdadeiro sentido de amor e de fraternidade que deveria estar subentendido nos presentes que se dão e que se recebem, não podemos desconhecer que o Natal traz para o mundo um clima de alegria, de esperança e de paz. No Natal o mundo fica diferente. Reaparece uma nova vontade de fazer o bem. Criam-se expressivas mensagens, convidando o mundo a se transformar numa terra de paz e de amor. E para os cristãos mais esclarecidos- com que alegria o dizemos! - a interiorização do pensamento do Natal é fonte de fervorosa e proveitosa meditação. E a liturgia do Natal- extremamente rica de sabedoria e de beleza - traz para os sacerdotes, os religiosos, o laicato cristão consciente e participante uma renovação de energia para a fidelidade a seu batismo e à sua consagração ao serviço de Deus.

Um dos sinais da alegria da Igreja na festa do Natal é a celebração das três missas: uma à meia-noite, outra na aurora, outra em pleno dia. Todas elas revivendo maravilhosos textos bíblicos e orações nascidas da mais pura fé e inspiração piedosa dos séculos passados. A missa da noite pode ser considerada como a comemoração do misterioso nascimento do Verbo, no coração da eternidade. A missa da aurora poderia concretizar o aparecimento de Jesus na aurora da nossa era cristã. A missa do dia é esse permanente nascimento de Cristo na História, que vai renovando o mundo para que ele seja todo cristão. Que não o seja só de nome, mas de fato. Não apenas decorativamente cristão, mas vitalmente cristão.

Leituras das Missas de Natal- Ano A: a) Missa da noite:

1a)ls9,2-4,6-7
2a)Tt2,11-14
3a)Lc2,1-14 b) Missa da aurora:

1a)ls62,11-12
2a)Tt3,4-7
3a)Lc2,15-20 c) Missa do dia:

1a)Is52,7-10
2a)H b1,1-6
3a)Jo1,1-18ou Jo 1,1-5,9-14

Por Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
Fonte: Catolicanet