quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quando o "diabinho" fala mais alto do que o "anjinho"?

Era uma vez uma menina de 15 anos, chamada Eloá. Ela tinha um namorado chamado Lindemberg. Já em meio a uma série de desentendimentos o namoro se estendeu por três anos, até chegar o inevitável rompimento. Dia 17 de outubro a turbulenta trajetória terminou da maneira mais trágica possível: o ex namorado feriu mortalmente Eloá, e de quebra atingiu também sua amiga Nayara.

Como no caso de Isabella, há uns meses atrás, a mídia não apenas deu cobertura aos fatos, mas martelou, com insistência, sobre os mesmos fatos e os mesmos ângulos. Como então também desta vez cabe uma pergunta no que se refere às razões de tanta insistência sobre um determinado episódio trágico.

Uma coisa é constatar, narrar e analisar fatos. Outra é trazer um fato isolado para o centro do palco, como se nada de semelhante estivesse acontecendo em muitos outros lugares. Uma coisa é certa: como em outros crimes parecidos dentro de alguns dias outros semelhantes irão se configurar em algum outro lugar.

No presente caso cabem sobretudo algumas interrogações mais direcionadas ao cerne da questão, cerne de alguma forma sugerido pelo próprio criminoso ao afirmar que estava acompanhado simultaneamente de um "diabinho" e de um "anjinho".

Ora o anjinho, ora o diabinho falavam mais alto aos seus ouvidos. O anjinho sugeria que libertasse a refém e se entregasse; o diabinho, que a matasse. O diabinho acabou vencendo, mas deixando no seu rastro uma pergunta muito séria, que ultrapassa o presente episódio: afinal, quando é que o diabinho fala mais alto do que o anjinho?

Trata-se de uma pergunta difícil de ser respondida, pois envolve vários níveis de consciência da pessoa e até mesmo circunstâncias que agem sobre a pessoa sem que ela se dê sempre conta. Em crimes como este, impulsos inconscientes e mistério do mal se interpenetram de tal forma que qualquer juízo sobre o que conduz a tais desatinos se apresenta como temerário.

Mas, com certeza, no caso de Lindemberg o que ele denominou de "diabinho" já vinha sussurando há muito tempo qual o caminho a seguir. Na exata medida em que Lindemberg ia alimentado um ciúme doentio, que transformava a pessoa amada em objeto obsessivo dos seus desejos, o diabinho já estava em plena ação. O revolver, o cativeiro, e todos os demais desdobramentos, seguiram exatamente as insinuações do diabinho.

É que nós seres humanos somos continuamente interpelados por um anjinho que se chama Amor, com "A" maiúsculo. Somos também continuamente interpelados por outros amores, com "a" minúsculo, que seriam melhor traduzidos pela palavra paixão. O primeiro, normalmente é fruto de uma caminhada de vida, onde a faísca inicial do Eros vai abrindo espaço para a amizade, até chegar à partilha da vida, que o Evangelista São João denomina de "ágape".

A paixão, por sua vez, seguida por um ciúme doentio, é como uma torrente incontrolável, que destrói tanto quem lhe opõe qualquer tipo de resistência quanto quem o alimenta.

Como bem expressa o Apóstolo Paulo no capítulo 13 da sua primeira carta aos Coríntios, o Amor é um dom do Espírito, e por isto mesmo não se irrita, nem é possessivo, mas "é paciente,... não guarda rancor... tudo desculpa...". A paixão, pelo contrário, faz parte do que o mesmo Apóstolo denomina de "obras da carne". Muito curiosamente na sua carta aos Gálatas ( 5, 19-21) Paulo coloca o ciúme entre os pecados que excluem do Reino, para caracterizar os estragos que ele costuma fazer.

Felizmente, tragédias como esta não revelam apenas o "diabinho": acordam igualmente muitos "anjinhos". São eles que induzem os colegas e milhares de pessoas à solidariedade, bem como inspiram os pais e parentes à generosidade que os leva a doar os órgãos da filha querida, para que outros possam viver.

No mais, os diabinhos sabem muito bem que obtém uma ou outra vitória, mas que estas mesmas vitórias são apenas aparentes, pois levam um grande número de pessoas a repensarem suas trajetórias de vida.

Por Dr. Frei Antônio Moser (Teólogo)

Igreja utiliza web para reunir dados das paróquias brasileiras

Pela primeira vez, a Igreja Católica utiliza da web para integrar dados de paróquias do Brasil. O portal guiacatolico.com está recebendo o cadastramento das mais de nove mil paróquias existentes no país e, com os dados, realizará o Censo anual da Igreja Católica do Brasil. Trata-se de uma ação pioneira em ambiente web para coleta e mapeamento de dados e informações.

A pesquisa é promovida pela Promocat Marketing de Serviços. Até o final deste ano, dados coletados entre os cerca de 22 mil presbíteros e religiosas, segundo dados do último censo, realizado em 2005, deverão ser tabulados.

Ferramenta interativa

O projeto visa compor um cadastro amplo, mantendo-o atualizado constantemente, por meio de tabelas ilimitadas e independentes. Todos os cadastrados como paróquias e dioceses, por exemplo, poderão, por meio de senhas, ter acesso às informações de suas regiões e fazer uso da ferramenta para comunicação, como a criação de blogs e sites próprios, além de sites próprios, em concordância com a hierarquia eclesial local.

O sistema que será utilizado pela Promocat é uma ferramenta interativa de Internet para cadastro, atualização e comunicação, adaptado para a Igreja, e que agrega também todas as tecnologias atuais da Web 2.0, tais como comunidades virtuais de relacionamento, fóruns, chats, blogs, cursos online, entre outros.

Além das informações padronizadas de cadastramento de pessoas físicas e jurídicas e da captação de dados para pesquisas quantitativas e qualitativas, o sistema permitirá ainda, a criação de comunidades regionais com total liberdade e exclusividade de comunicação e relacionamento entre seus membros.

Para o secretário-geral da CNBB e vice-presidente do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (CERIS), Dom Dimas Lara Barbosa, os benefícios gerados para a Igreja por meio dessa nova ferramenta são ainda incalculáveis: “O objetivo é que o CERIS volte a servir à Igreja, com toda a sua experiência acumulada nesses mais de 40 anos, além de permitir à CNBB e a seus órgãos, total acesso às informações e utilização do sistema para seus interesses. Mas acreditamos que a velocidade da Internet nos surpreenderá com vantagens futuras”.

Dom Dimas disse ainda que, a partir do Censo Anual via o portal www.guiacatolico.com . todos os setores da Igreja terão destaque no sistema, “como os projetos sociais que passarão a contar com uma ferramenta de divulgação e, até mesmo, captação de recursos”, completou.

Fonte: Canção Nova

domingo, 19 de outubro de 2008

Caravana de Vitória da Conquista vai a Feira de Santana ver show do Corinthians.

O Corinthians está muito perto de garantir seu retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o Timão quebrou a série de três empates consecutivos, venceu o Bahia por 3 a 0, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Salvador, e poderá assegurar a vaga na Série A na próxima rodada. Morais e Dentinho, duas vezes, marcaram os gols da partida.

Líder isolado, com 67 pontos, o Alvinegro precisa vencer o Ceará, no próximo sábado, no Pacaembu, e torcer para uma derrota do Barueri para o Paraná, também no sábado, na Grande São Paulo, ou do Vila Nova diante da Ponte Preta, sexta-feira, em Goiânia. Ambos estão com 51 pontos. Caso isso aconteça, o Corinthians abriria 19 pontos para o quinto colocado, restando apenas 18 em disputa.

Fiel Conquistense

Da cidade de Vitória da Conquista partiu uma caravana de fieis torcedores do Timão. Organizada pela Kanã chue Turismo a excursão partiu cedinho com um animado grupo de torcedores, dentre eles dois representantes do Grupo Novos Amigos (Marco Antonio e Felipe), pularam, vibraram, gritaram junto a imensa torcida do Corinthians que preencheu grande parte do Jóia da Princesa empurrando a equipe para uma vitória incontestável de 3 x 0 faltando pouco para o seu retorno a série A do Brasileirão.

Confira as fotos:

Bahia 0 X 0 Corinthians

Saída da galera de Vitória da Conquista


Saída da galera de Vitória da Conquista


Marco Antonio e Felipe (voltaram falando é nois na fita mano)


A Fiel tomou conta do Jóia da Princesa


Felipe junto a Fiel Corinthiana, É nois mano!!!

Show da Fiel nas arquibancadas

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

5ª edição do "Projeto Criança vai a Praça"

Foi realizado neste domingo (12) Dia da Criança, a 5ª edição do "Projeto Criança vai a Praça", uma iniciativa social de empresários da cidade de Vitória da Conquista visando alegrar as crianças carentes dos bairros próximos ao sumaré. Foram distribuidos através de sorteios, vários presentes, inclusive 3 bicicletas e uma patinete, além de pipoca, algodão doce, maçã do amor, água mineral, bolos, sucos, mel, granola, pula-pula, cama elástica, tudo inteiramente grátis. O projeto teve ainda corte de cabelo, escovação dental e distribuição de escovas para a criançada presente. Foram momentos inesquecíveis que nunca sairá da cabeça daqueles pequeninos que alí estiveram.


O projeto foi realizado na Pça. da Saudade


Contou mais uma vez com a apresentação de Maciel Júnior (Transamérica Hits)


Diversão gratuita para a garotada


Presença dos Palhaços Tric-Tric, Pink, Reco-Reco e Piu-Piu

Sorteio de bicicletas durante a festa


Agradecimentos aos Patrocinadores do evento:

Disk Agua e Gás Sumaré
Júnior Borges Seguros
Cobertura e Cia
Formato Cerimonial
Supermercado São José
Casa do Mel Apis Jordan
Bolos Tchibum
Sucos MID
Natal Tratores
Laboratório PROLAB/SONNAR
Granola Tia Sônia

Apoio:

Rádio Transamérica Hits
Prefeitura Municipal
SIMTRANS
9º Batalhão da Policia Militar
SAMU 192
Produtos ZAB
Avinor
Educandário Padre Gilberto
Armazém Curitiba
Armazem RV
Escola de Cabeleileiros El Shaday
Center Bike
Brink Bol



quinta-feira, 9 de outubro de 2008

'Dar um F5' na minha vida

'Aumente a memória' de seu relacionamento com Deus

Estou atualizando minha vida. Como passa o tempo e "notícia velha irrita muita gente", eu procuro atualizar minha vida a cada momento. "Dar um F5" é ter a certeza de que algo de bom aconteceu naquela situação que estava parada na janela do meu "Windows".

Às vezes, no ato de atualizar, "dar F5", encontro situações que "não respondem ao sistema". Situações que "travam" outros "programas". Privam-me de ter acesso aos meus relacionamentos. Nessa hora é preciso ter coragem de dar um "Ctrl + Alt + Del", bloquear situações, fechar janelas. E se preciso for, "desligar" ou fazer "logoff".

Lembro-me do passado como um aprendizado, não como uma prisão; vivo o presente semeando no hoje os frutos do amanhã. E deixo "arquivado" aquilo que me promove como pessoa.

Revejo atitudes, analiso se algo não precisa ser mudado; se descobrir que sim, procuro não me envolver com a angústia, e sim, com a serenidade que é o primeiro passo para que a mudança ocorra. "Lixeiras" também precisam ser esvaziadas. É preciso ter coragem de "formatar" nossa história.

Vivo o luto, porque se não chorarmos nossas dores, não podemos fechar um ciclo e iniciar outro, e a vida é constante renovação. Então, não paralisemos nossos passos nem nos tornemos descrentes; aprendamos a viver.

Um novo "comando" pode ser dado!

Agora envio para você este "SMS":

"Aumente a memória de seu relacionamento com Deus e compartilhe com os que ama aquilo que foi registrado em seu coração".

Creia: ser gente é ter capacidade de dar "ESC" quando precisar; "F5" a cada dia, e também "reiniciar" quando tudo deu errado, na certeza de que novas "janelas" lhe são oferecidas.

Tamu junto!

Adriano Gonçalves
adriano@geracaophn.com
Adriano é apresentador do programa Revolução Jesus. vai ao ar todos as 2ª,3º,4ª e sexta-feiras na Tv Canção Nova. Programa jovem que tem como finalidade levar o telespectador a um encontro profundo e determinante com Jesus.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Horário de verão começa dia 19 de outubro em três regiões do país

O horário de verão deste ano começará no dia 19 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. À 0h, os relógios terão que ser adiantados em uma hora. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deverá acabar à meia-noite do dia 15 de fevereiro de 2009.

A expectativa do governo é de que haja uma redução de 4% a 5% no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.

O horário de verão é adotado sempre nessa época por causa do aumento na demanda, ocasionado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

No ano passado, o país registrou uma economia de R$ 10 milhões com o horário de verão, menor do que nos anos anteriores, quando a redução dos gastos com energia elétrica foi em média de R$ 40 milhões. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico) isso ocorreu porque houve poucas chuvas no fim do ano e, com isso, o país teve que acionar usinas termelétricas, mais caras do que as hidrelétricas geralmente usadas.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes.

Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Por Lorenna Rodrigues da Folha On line

Padre polonês pretende criar operadora católica de telefonia celular

O padre polonês Tadeusz Rydzyk pretende iniciar uma operadora de telefonia celular católica que, além de tarifas econômicas, oferecerá serviços especiais como rezas em SMS, melodias cristãs ou fundos de tela com motivos católicos.

O padre Rydzyk, da ordem redentorista e fundador da rádio Maryja, planeja fundar o negócio com o apoio de um conhecido homem de negócios polonês, o empresário Roman Karkosik, proprietário do grupo Midas, informa nesta segunda-feira (6) a publicação financeira polonesa "Parkiet".

O projeto de Tadeusz Rydzyk, um dos religiosos mais polêmicos da Polônia por suas posições ultracatólicas, tem o apoio de milhões de ouvintes da emissora de rádio Maryja e do jornal "Nasz Dziennik", dois importantes veículos de comunicação de forte orientação cristã, vistos com certa inquietação no Vaticano por seu radicalismo.

Esta rádio, que diariamente é escutada por um público de 1 milhão a 4 milhões de pessoas, é considerada uma das emissoras mais radicais do país.

Fonte: Agência EFE em Varsóvia/Uol

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleições 2008: Votação dos candidatos a vereador

  • DR. ADEMIR ABREU PT 4.674
  • FABRICIO PC do B 4.641
  • LUCIA ROCHA DEM 4.484
  • ALVARO PITHON DEM 4.440
  • FERNANDO JACARE PT 3.047
  • HERMINIO OLIVEIRA PDT 3.015
  • GILDASIO PT 2.681
  • ALEXANDRE PEREIRA PT 2.671
  • GILZETE PSB 2.619
  • JOEL DO CAMINHÃO PTN 2.538
  • VIVI MENDES PT 2.482
  • NATAN PMDB 2.300
  • LYGIA MATOS PT 2.249
  • JULIO HONORATO PT 2.198
  • ZÉ WILLIAM DEM 2.096
  • BIBIA PDT 2.059
  • IRMA LEMOS DEM 1.974
  • NÉU DO GÁS PSB 1.966
  • ATAÍDE MACÊDO PSB 1.938
  • EDILTON PT 1.763
  • FLORISVALDO PT 1.762
  • EDIVALDO FERREIRA PMDB 1.746
  • LUCIANO GOMES PR 1.727
  • GIOVANI PT 1.722
  • ARLINDO REBOUÇAS PMN 1.686
  • BETO GONÇALVES PV 1.582
  • HUDSON CASTRO PC do B 1.505
  • JOAQUIM LIBARINO PMN 1.486
  • LENINHA PT 1.485
  • GILVAN BIGODE PMN 1.455
  • ALMIR PEREIRA PT 1.436
  • PASTOR SIDNEY PRB 1.338
  • EDUARDO MESQUITA PHS 1.324
  • ZÉ MARCOS PC do B 1.282
  • ZIFA PT 1.273
  • ZÉ DA PAZ PV 1.248
  • PROFESSOR ADÃO PV 1.246
  • PROFESSORA VIVALDA PC do B 1.221
  • GENTIL PMDB 1.168
  • JEAN GUSMÃO DEM 1.167
  • MARCELO BRITO PSC 1.157
  • PAULO BRITO PMN 1.148
  • JORGE BEZERRA PR 1.112
  • DANILLO KIRIBAMBA PSB 1.090
  • ALEX BOMBEIRO PC do B 1.082
  • GUIMARÃES DO SINDICATO PC do B 1.071
  • GEANNE OLIVEIRA PMDB 1.063
  • CRISTINA FAGUNDES PSB 1.008
  • BALBINO PT 991
  • MARCIA LEMOS PSB 931
  • NIDE GOES DEM 927
  • ANA ROSA PT 904
  • MARILIA VIANA PT 889
  • ZENON BARBOSA PV 883
  • PROFESSOR CORI PT 878
  • AROLDO MENEZES PSB 872
  • GENIVAN PSB 848
  • RAYMUNDO CORREIA PSDC 780
  • JOÃOZINHO DA CARRETA PSDB 739
  • PROFESSORA ZILDA PSC 729
  • NILSON PINHEIRO TAXISTA PDT 710
  • MURILO MÁRMORE PSB 699
  • AÉLIO ARRUDA PR 677
  • MARIANO MEIRA PT 666
  • ROMULO MARTINS PDT 656
  • CANTORA GIL PSC 645
  • MAZINHO PT 629
  • ROMULO DANTAS PDT 627
  • GEOVANE VIANA PT 601
  • AILTON ROCHA PT 580
  • RICARDO BABÃO PSB 569
  • MAZINHO DO PRADO PT 568
  • ROBSON FRANCISCO PR 527
  • FRANCISCO REIS PDT 518
  • PROFESSOR JEAN PSB 506
  • ROMILSON FILHO PTC 501
  • WANDO MATIAS PTC 501
  • GILBERTO DUTRA PSB 478
  • RAUL FERRAZ PMDB 478
  • LOURINHO DO BRUNO BACELAR PSB 477
  • MAMÁ PSB 452
  • DIDA PR 450
  • PASTORA JOÍRA PSC 422
  • EDSON DIAS PSB 420
  • CESAR DA VEREDINHA PDT 400
  • LULA PC do B 389
  • ANA PAULA PPS 386
  • GITE MARQUES PR 386
  • ALEXANDRINO PV 382
  • HERACLITO PC do B 369
  • NILDO FREITAS PC do B 369
  • REGINALDO TEXEIRA PR 367
  • JOSÉ NETO PR 349
  • JUSCELINO WANDERLEI DEM 335
  • ANTONIO NOGUEIRA PC do B 314
  • EDSON PRIMO PR 313
  • JOEL DA HIDROSUL PDT 301
  • ZE CARLOS PC do B 298
  • ARIANA PV 287
  • ERLING PDT 268
  • REGINALDO BEZERRA DEM 265
  • ZUNEIDE BATISTA PDT 254
  • LUCIENE ROCHA PT 251
  • ANISIO DO QUEIJO PV 242
  • TEREZA PT 242
  • DJALMA LEMOS PT 238
  • GILSON ALVES PMN 219
  • DAVID ROCHA PSB 208
  • PROFESSOR PALMITO PSC 196
  • MARISTELA PSB 193
  • PROFESSORA NICINHA DO BATE PÉ PMN 189
  • JOSÉ VIEIRA PV 181
  • GLAUBER PSOL 171
  • GRAÇA DO CAIC E URBIS IV PDT 170
  • IRMÃO UBIRATAN PV 170
  • WANDERLEI PSB 170
  • IPORAN PSB 161
  • CARLOS CARACAS PMN 153
  • RORILDO CORREIA PPS 152
  • RONILDO DA FEIRA DO LIVRO PSB 143
  • IVANI PT 142
  • ZÉ CUSTÓDIO PRB 142
  • FRANCISCA MACEDO PSB 138
  • JOAQUIM DO LID CRIS PSB 130
  • ALICELMO PV 129
  • JOEL FERREIRA PSB 126
  • DOUTOR SORRISO PMDB 119
  • LUCIANO FAGUNDES PV 119
  • ROMILSON MORAIS PPS 119
  • TERESA SILVA PSB 113
  • PAULO SERGIO PSB 100
  • JOSÉ MEDEIRO PC do B 98
  • RAFAEL COQUEIRO PPS 95
  • DO CARMO PT 93
  • CECI PTN 90
  • FÁTIMA PT 87
  • PROFESSORA INES PV 69
  • XUXA PMN 69
  • GILBERTO QUADROS DEM 63
  • ANA NERI PV 45
  • IRMÃO ZEQUINHA PSB 35
  • RUTH PT do B 29
  • JOSELITO PAES PT 26
  • NORMA GERUSA PTN 12
  • NIVALDO LIMA PSDB 6
  • MAIRA PC do B 4
  • ENOQUE MATOS PSOL 0
  • MARIA HELENA PMN 0
  • PIEDADE DEM 0


  • Brancos: 4.539 - 2,87%
  • Nulos: 5.395 - 3,41%
  • Total de votos válidos: 148.293 - 93,72%
  • Eleitores: 195.365 -
  • Comparecimento: 158.227 - 80,99%
  • Total de seções: 564 -
  • Seções totalizadas: 564 - 100,00%

Eleições 2008: Resultado final de Vitória da Conquista - BA

Guilherme Menezes - 13 (PT - PV - PC do B - PSB - PSDC - PT do B) Total de votos - 79.725 - 56,18%

Herzem Gusmão - 45 (PTB - PSDB - PHS - PPS ) Total de votos - 43.159 - 30,42%

Esmeraldino Correia - 12 (PDT - PMDB - DEM - PTN - PR - PSC - PMN - PTC - PRB - PP ) Total de votos - 19.015 - 13,40%

Brancos - 4.178 votos
Nulos - 12.150 votos



Composição da Câmara de Vereadores

PT

Dr. Ademir Abreu - 4.674 votos
Fernando Jacaré - 3.047 votos
Gildásio - 2.681 votos
Alexandre Pereira - 2671 votos
Vivi Mendes - 2.482 votos

PC do B

Fabrício - 4.641 votos

DEM

Lúcia Rocha - 4.484 votos
Alvaro Pithon - 4.440 votos

PDT

Hermínio Oliveira - 3.015 votos

PTN

Joel do Caminhão - 2.538 votos

PSB

Gilzete - 2.619 votos
Néu do Gás - 1.966 votos

PR

Luciano Gomes - 1.727 votos

PMN

Arlindo Rebouças - 1.686 votos

PV

Beto Gonçalves - 1.582 votos