terça-feira, 20 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um do outro há de se lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente,
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos pra sempre.

Há duas formas para viver sua vida :
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Feliz Dia do Amigo!

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!

UESB divulga resultado do vestibular

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) divulgou no final da tarde desta segunda-feira (19) o resultado do vestibular 2010.2 para os três campi da instituição.

Confira aqui a lista dos aprovados

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Três novos padres são ordenados em Vitória da Conquista

Uma cerimonia na tarde deste sábado ordenou os diáconos André Costa Santos, Frenilson da Conceição Brito e Geneildo Almeida Lima. A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepe, lotou o Ginásio de Esportes Raul Ferraz. Os três novos padres realizaram neste domingo as suas primeiras missas. Padre André, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Catedral Metropolitana). Padre Frenilson na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo e o Padre Geneildo na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Cândido Sales.

Com informações do Blog do Anderson

sábado, 17 de julho de 2010

Aniversário de Flaulles!!!! Vamos comemorar

Para os amigos especiais, um dia de homenagem é pouco,
diante de tantos acontecimentos maravilhosos que merece.
Hoje nos reunimos para analisar e definir você e tudo que
representa em nosso circulo de amizade.
Deduzimos que muitas coisas não seriam tão boas e teriam dado tão certo
se você dar seu palpite certeiro e harmonioso.

É muito bom contar com a sua presença entre nós, e não há nada que
aconteça que possa ser completo sem a sua companhia.
E hoje toda a natureza harmoniosa e divina rege uma sinfonia maravilhosa
e nos convida a todos para festejar o seu aniversário.

Que todo bem e todo sucesso possam acompanhar sua evolução
e suas vitórias. Deus providenciou o nosso encontro selando-o com
uma verdadeira amizade e temos muito a agradecer .

Feliz aniversário amigo Flaulles .
É o que lhe deseja essa turma que te admira, te respeita e te gosta muito. Parabéns!!!

Grupo Novos Amigos!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem ama transpõe barreiras - Isso significa dar um salto de qualidade

A palavra "transpor" inspira a superação de algo que atravessa o nosso caminho. Por exemplo, para se chegar do outro lado de um rio, você precisa atravessá-lo, isso é transpor as águas correntes à sua frente. Você pode fazê-lo nadando ou utilizar-se de um barco, e assim por diante. Transpor sempre requer um esforço pessoal, a utilização de força de vontade, uso de ferramentas e até desenvolver uma estratégica correta para vencer o obstáculo.

Na vida de um casal de esposos, de noivos ou de namorados, existem situações diárias a serem transpostas; o mesmo vale na criação e educação dos filhos, no caso dos casados. Na verdade, a vida é um constante movimento de transposição, que requer esforço e dedicação para se chegar lá. E o que move este dínamo, que gera a força necessária para se conseguir transpor, é o amor. Quem ama de verdade busca no próprio amor a capacidade de transpor as barreiras, até do próprio relacionamento. Quem ama é criativo nisso e se utiliza de ferramentas como a paciência, a aceitação das limitações do outro, a coragem de ser verdadeiro e buscar um diálogo franco.

Quem ama sempre tem uma estratégica no coração para contornar situações difíceis, estratégica esta sempre estruturada no perdão e na misericórdia. Quem ama perdoa com facilidade e está sempre disposto a recomeçar o relacionamento "transpondo" a si próprio e colocando como sentido de sua vida o viver para o outro. Transpor significa dar um salto de qualidade, elevar-se como pessoa, se humanizar cada vez mais buscando a verdadeira felicidade, que está na conquista de si mesmo, no domínio dos instintos de autoridade e de violência, que estão sempre querendo sobressair em nossos relacionamentos.

Pense nesta semana naquelas coisas que você precisa transpor. Veja que Deus derrama o Seu Espírito Santo como sopro, que empurra a nossa vida nesta direção: transpor todas as barreiras que a vida nos oferece, até que um dia vamos transpor o céu e encontrar o nosso lugar definitivo: Deus.

Deus o abençoe!

Diácono Paulo Lourenço

terça-feira, 13 de julho de 2010

Depressão não é chilique - Junto com a tristeza, a pessoa se isola

Tristeza é uma coisa sadia e normal, o que não é normal é a tristeza se prolongar. Pessoa que tem pânico se isola, e a depressão vem como consequência. Depressão não é a pessoa ficar triste, mas sim, persistir na tristeza.

Junto com a tristeza, a pessoa começa a se isolar e não se alimenta. Depressão não é "chilique"; é doença! Existem depressões maiores e menores, mas o que mais chega aos consultórios são as depressões atípicas, e é difícil de diagnosticá-las porque elas fazem parte de outras doenças e atingem mais as mulheres depois da menopausa.

Depois dos 45 anos de idade, a incidência de doenças cardiovasculares nas mulheres é muito maior. A depressão na menopausa é muito séria, nessa faixa os filhos já se casaram e a mulher passa pela síndrome do "ninho vazio". A mulher tem como "dever" cuidar dos filhos, o tempo vai passando e ela coloca como foco de sua vida esse cuidado [dos filhos]. Mesmo que ela tenha várias funções, sempre quer cuidar dos filhos. Depois que estes saem de casa, ela sente um vazio, e se não tiver nada para preencher essa lacuna, ela entra em depressão. A mãe convida os filhos para almoçarem em casa aos domingos e prepara tudo. Chega o domingo, todos os filhos almoçam e vão embora e a deixam sozinha com tudo para limpar. Se essa senhora não tem Deus para preencher o vazio, ela entra em depressão.

"A depressão acontece quando a pessoa perde o sentido de vida", diz Victor Frankl. Viver é administrar perdas, porque nós vivemos perdendo. "A gente pode perder tudo, mas não podemos perder a fé", dizia padre Léo.

Quando você está deprimido só se lembra de coisa ruim, cria um sentimento de culpa muito grande. Eu trato as enfermidades com remédio, mas não tem outro de jeito de curar os sentimentos de culpa a não ser pela Trindade Santa. Nós tomamos remédio, mas precisamos acreditar que Deus pode nos libertar.

Se você está sofrendo é porque um dia você gerou o problema, mas como diz a Palavra: "Alegrai-vos no Senhor".

O perdão é muito importante para nossa saúde física e mental. Quem tem capacidade de perdoar vive mais tempo.

Viva sempre o presente; isso não quer dizer que você não deva pensar no futuro, mas este não pode impedir a vivência do presente.

Quando uma pessoa deprimida diz: "Eu vou me matar", pode acreditar nela e a leve diretamente para o médico porque senão ela realmente se mata. Elas desenham o plano de morte porque acham que não têm mais saída e que estão dando trabalho para todo o mundo.

O milagre pode acontecer. Quem atesta a cura é o médico e o milagre, o Vaticano. Eu acredito que quem tem fé e toma um remédio vai ser curado, mas não deve tomar medicação sem consulta médica.

Por Dr. Roque Savioli

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Definido local para o novo aeroporto de Vitória da Conquista

(Foto ilustrativa)

O novo aeroporto de Vitória da Conquista será instalado localizada à margem direita do km 1.074 da BR-116, no sentido Vitória da Conquista ao Rio de Janeiro, nas proximidades do Sítio São José, conhecido como Pé de Galinha, Zona Rural do município, conforme decreto pela Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), no exercício do cargo de Governador da Bahia, Telma Britto. A licitação para escolha da empresa que executará o projeto está marcada para o próximo dia 27 de julho em Salvador. Confira o DECRETO Nº 12 – Aeroporto Vitória da Conquista.

Com informações do Blog do Anderson

terça-feira, 6 de julho de 2010

Diocese de Floriano festeja posse do novo bispo


Dom Valdemir Ferreira dos Santos foi empossado no último sábado, 3, como novo bispo da diocese de Floriano (PI). A celebração reuniu mais de duas mil pessoas, cerca de 40 padres dos estados do Piauí e Bahia e a presença de 15 bispos do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí).

A solenidade de posse teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e do Pontifício na Praça doutor Sebastião Martins, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara. Em seguida foi lida a nomeação canônica na Igreja Catedral, em ato litúrgico, com presença do clero e do povo.

Dom Augusto Alves da Rocha, bispo emérito de Floriano, fez o repasse do báculo ao segundo bispo da diocese, emocionado, afirmou que dom Valdemir está chegando a uma terra de pessoas acolhedoras e integradas ao trabalho da Igreja. Falou também da alegria de saber que a Igreja tem continuidade, que mesmo afastando-se da missão no ponto de vista oficial, dará continuidade à sua missão respeitando a idade e saúde “não podemos deixar nos levar por essas impressões humanas, pois acima de tudo está serviço que o Senhor pede da gente”.

Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (BA), diocese a qual pertencia dom Valdemir, ressaltou a alegria por trazer e doar à diocese de Floriano “um grande presente pelos seus dons”.

“Um Sacerdote jovem, dinâmico, inteligente, cheio de virtudes e que ao longo de sua vida sacerdotal se dedicou ao povo de Deus para onde era escalado como pároco, vigário, nas diversas paróquias onde sempre trabalhou. Ele sempre deu um testemunho de pastor, hoje é chamado a ser esse pastor de uma igreja particular, de um rebanho maior do que aquelas paróquias onde serviu, e ele tem tudo para fazer um grande pastoreio”, acrescenta dom Pepeu.

Fonte: CNBB
Local:Floriano (PI)

Internet é o canal de atendimento bancário mais usado no Brasil

A internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais usado pelos brasileiros, segundo o Adendo Estatístico 2009 sobre o Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil, divulgado nesta segunda-feira, 5, pelo Banco Central (BC). Por meio da rede mundial de computadores, foram iniciadas 30,6% (8,365 bilhões) das transações bancárias no ano passado, ultrapassando os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), que ficaram com 29,8% (8,133 bilhões).

Em 2008, as transações nos caixas eletrônicos chegaram a 7,921 bilhões enquanto as transações via internet ficaram somaram 7,234 bilhões.

No relatório, o BC destaca que o número de transações por meio de caixas eletrônicos é baixo se comparado com outros países. Segundo o documento, isso acontece, provavelmente, pelo “baixo nível de compartilhamento” entre as redes de autoatendimento dos bancos.

Em terceiro lugar no rol de canais de atendimento ficaram as agências (6,501 bilhões de transações), seguidas por correspondentes bancários (2,589 bilhões) e centrais de atendimento por telefone (1,613 bilhão). Por meio de telefones celulares e PDAs (assistentes pessoais digitais, na sigla em inglês), foram iniciadas apenas 100 milhões de transações.

Para pagar contas e tributos e transferir dinheiro, os clientes bancários continuam preferindo os correspondentes bancários, que respondem por 36% desse tipo de transação (1,929 bilhão). “Interessante lembrar que essas transações são utilizadas pelo público em geral e prescindem da existência de relacionamento bancário permanente, como a manutenção de conta-corrente, o que reforça a importância dos correspondentes bancários para o atendimento da população não bancarizada [sem conta em banco]”, diz o relatório o BC.

Depois dos correspondentes bancários, a preferência ficou com a internet (1,469 bilhão), seguida pelas agências (1,466 bilhão), terminais de autoatendimento (517 milhões), centrais de atendimento por telefone (29 milhões) e telefones celulares e PDAs (7 milhões).

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A beleza da amizade - Amigo autêntico educa pela palavra e pelo exemplo

No conturbado mundo de hoje a ausência da verdadeira amizade é uma das causas de inúmeros males. É este laço sagrado que une os corações. Quirógrafo das almas nobres, é a afeição que fundamenta o lídimo amor, sendo este a própria amizade em maior intensidade.

Desde a mais remota Antiguidade o homem se interrogou sobre a essência da amizade. Filosofou sobre este aspecto da interação humana. Podemos dizer que a amizade é uma certa comunidade ou participação solidária de várias pessoas em atitudes, valores ou bens determinados. É uma disposição ativa e empenhadora da pessoa.

O valor da amizade foi revelado pela Bíblia: "O amigo fiel não tem preço" (Sl 6,15), pois "ele ama em todo o tempo" (Pv 17,17. "O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro" (Eclo 6,14). "O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo" (Eclo 6,16).

A função psicossocial da amizade é, assim, de rara repercussão. Ela é fator de progresso, pois o amigo autêntico aperfeiçoa e educa pela palavra e pelo exemplo; é penhor de segurança, uma vez que o amigo leal é remédio para todas as angústias, dado que a amizade é força espiritual. Entretanto, há condições para que floresça a amizade.

Pode-se dizer que são seus ingredientes: a sinceridade, a confiança, a disponibilidade, a tolerância, a compreensão e a fidelidade. Saint-Exupéry afirmou em sua obra "O Pequeno Príncipe": "És eternamente responsável por aquilo que cativas".

Na plenitude dos tempos Jesus apresentou-se como legítimo amigo. Ele declarou: "Já não vos chamo servos, mas amigos" (Jo 15,15) e havia dito: "Ninguém dá maior prova de amor do que aquele que entrega a vida pelos amigos" (Jo 15,13). Rodeou-se de pessoas, as quais se repletaram dos eflúvios de Sua bondade. Felizes os que O conheceram, como Lázaro, Marta, Maria, Seus amigos de Betânia; os Doze Apóstolos; Nicodemos; Zaqueu; Dimas, o bom ladrão; e tantos outros. É, porém, preciso levar a amizade a sério.

A Bíblia assegura que "O amigo fiel é medicina da vida e da imortalidade" (Eclo 6,16). Disse, porém, Santo Agostinho: "A suspeita é o veneno da amizade". Bem pensou, porque a amizade finda onde a desconfiança começa. O amigo é luz que guia, é âncora em mar revolto, é arrimo a toda hora. Esparge raios de sol de alegria, derramando torrentes de clarões divinos. Dulcifica o pesar. Tudo isso merece ser pensado e repensado. É essencial, todavia, meditar também sobre o ensinamento bíblico: "Quem teme a Deus terá bons amigos, porque estes serão semelhantes a Ele" (Eclo 6,17).

Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho*
*Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos