terça-feira, 13 de julho de 2010

Depressão não é chilique - Junto com a tristeza, a pessoa se isola

Tristeza é uma coisa sadia e normal, o que não é normal é a tristeza se prolongar. Pessoa que tem pânico se isola, e a depressão vem como consequência. Depressão não é a pessoa ficar triste, mas sim, persistir na tristeza.

Junto com a tristeza, a pessoa começa a se isolar e não se alimenta. Depressão não é "chilique"; é doença! Existem depressões maiores e menores, mas o que mais chega aos consultórios são as depressões atípicas, e é difícil de diagnosticá-las porque elas fazem parte de outras doenças e atingem mais as mulheres depois da menopausa.

Depois dos 45 anos de idade, a incidência de doenças cardiovasculares nas mulheres é muito maior. A depressão na menopausa é muito séria, nessa faixa os filhos já se casaram e a mulher passa pela síndrome do "ninho vazio". A mulher tem como "dever" cuidar dos filhos, o tempo vai passando e ela coloca como foco de sua vida esse cuidado [dos filhos]. Mesmo que ela tenha várias funções, sempre quer cuidar dos filhos. Depois que estes saem de casa, ela sente um vazio, e se não tiver nada para preencher essa lacuna, ela entra em depressão. A mãe convida os filhos para almoçarem em casa aos domingos e prepara tudo. Chega o domingo, todos os filhos almoçam e vão embora e a deixam sozinha com tudo para limpar. Se essa senhora não tem Deus para preencher o vazio, ela entra em depressão.

"A depressão acontece quando a pessoa perde o sentido de vida", diz Victor Frankl. Viver é administrar perdas, porque nós vivemos perdendo. "A gente pode perder tudo, mas não podemos perder a fé", dizia padre Léo.

Quando você está deprimido só se lembra de coisa ruim, cria um sentimento de culpa muito grande. Eu trato as enfermidades com remédio, mas não tem outro de jeito de curar os sentimentos de culpa a não ser pela Trindade Santa. Nós tomamos remédio, mas precisamos acreditar que Deus pode nos libertar.

Se você está sofrendo é porque um dia você gerou o problema, mas como diz a Palavra: "Alegrai-vos no Senhor".

O perdão é muito importante para nossa saúde física e mental. Quem tem capacidade de perdoar vive mais tempo.

Viva sempre o presente; isso não quer dizer que você não deva pensar no futuro, mas este não pode impedir a vivência do presente.

Quando uma pessoa deprimida diz: "Eu vou me matar", pode acreditar nela e a leve diretamente para o médico porque senão ela realmente se mata. Elas desenham o plano de morte porque acham que não têm mais saída e que estão dando trabalho para todo o mundo.

O milagre pode acontecer. Quem atesta a cura é o médico e o milagre, o Vaticano. Eu acredito que quem tem fé e toma um remédio vai ser curado, mas não deve tomar medicação sem consulta médica.

Por Dr. Roque Savioli

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Definido local para o novo aeroporto de Vitória da Conquista

(Foto ilustrativa)

O novo aeroporto de Vitória da Conquista será instalado localizada à margem direita do km 1.074 da BR-116, no sentido Vitória da Conquista ao Rio de Janeiro, nas proximidades do Sítio São José, conhecido como Pé de Galinha, Zona Rural do município, conforme decreto pela Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), no exercício do cargo de Governador da Bahia, Telma Britto. A licitação para escolha da empresa que executará o projeto está marcada para o próximo dia 27 de julho em Salvador. Confira o DECRETO Nº 12 – Aeroporto Vitória da Conquista.

Com informações do Blog do Anderson

terça-feira, 6 de julho de 2010

Diocese de Floriano festeja posse do novo bispo


Dom Valdemir Ferreira dos Santos foi empossado no último sábado, 3, como novo bispo da diocese de Floriano (PI). A celebração reuniu mais de duas mil pessoas, cerca de 40 padres dos estados do Piauí e Bahia e a presença de 15 bispos do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí).

A solenidade de posse teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e do Pontifício na Praça doutor Sebastião Martins, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara. Em seguida foi lida a nomeação canônica na Igreja Catedral, em ato litúrgico, com presença do clero e do povo.

Dom Augusto Alves da Rocha, bispo emérito de Floriano, fez o repasse do báculo ao segundo bispo da diocese, emocionado, afirmou que dom Valdemir está chegando a uma terra de pessoas acolhedoras e integradas ao trabalho da Igreja. Falou também da alegria de saber que a Igreja tem continuidade, que mesmo afastando-se da missão no ponto de vista oficial, dará continuidade à sua missão respeitando a idade e saúde “não podemos deixar nos levar por essas impressões humanas, pois acima de tudo está serviço que o Senhor pede da gente”.

Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (BA), diocese a qual pertencia dom Valdemir, ressaltou a alegria por trazer e doar à diocese de Floriano “um grande presente pelos seus dons”.

“Um Sacerdote jovem, dinâmico, inteligente, cheio de virtudes e que ao longo de sua vida sacerdotal se dedicou ao povo de Deus para onde era escalado como pároco, vigário, nas diversas paróquias onde sempre trabalhou. Ele sempre deu um testemunho de pastor, hoje é chamado a ser esse pastor de uma igreja particular, de um rebanho maior do que aquelas paróquias onde serviu, e ele tem tudo para fazer um grande pastoreio”, acrescenta dom Pepeu.

Fonte: CNBB
Local:Floriano (PI)

Internet é o canal de atendimento bancário mais usado no Brasil

A internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais usado pelos brasileiros, segundo o Adendo Estatístico 2009 sobre o Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil, divulgado nesta segunda-feira, 5, pelo Banco Central (BC). Por meio da rede mundial de computadores, foram iniciadas 30,6% (8,365 bilhões) das transações bancárias no ano passado, ultrapassando os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), que ficaram com 29,8% (8,133 bilhões).

Em 2008, as transações nos caixas eletrônicos chegaram a 7,921 bilhões enquanto as transações via internet ficaram somaram 7,234 bilhões.

No relatório, o BC destaca que o número de transações por meio de caixas eletrônicos é baixo se comparado com outros países. Segundo o documento, isso acontece, provavelmente, pelo “baixo nível de compartilhamento” entre as redes de autoatendimento dos bancos.

Em terceiro lugar no rol de canais de atendimento ficaram as agências (6,501 bilhões de transações), seguidas por correspondentes bancários (2,589 bilhões) e centrais de atendimento por telefone (1,613 bilhão). Por meio de telefones celulares e PDAs (assistentes pessoais digitais, na sigla em inglês), foram iniciadas apenas 100 milhões de transações.

Para pagar contas e tributos e transferir dinheiro, os clientes bancários continuam preferindo os correspondentes bancários, que respondem por 36% desse tipo de transação (1,929 bilhão). “Interessante lembrar que essas transações são utilizadas pelo público em geral e prescindem da existência de relacionamento bancário permanente, como a manutenção de conta-corrente, o que reforça a importância dos correspondentes bancários para o atendimento da população não bancarizada [sem conta em banco]”, diz o relatório o BC.

Depois dos correspondentes bancários, a preferência ficou com a internet (1,469 bilhão), seguida pelas agências (1,466 bilhão), terminais de autoatendimento (517 milhões), centrais de atendimento por telefone (29 milhões) e telefones celulares e PDAs (7 milhões).

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A beleza da amizade - Amigo autêntico educa pela palavra e pelo exemplo

No conturbado mundo de hoje a ausência da verdadeira amizade é uma das causas de inúmeros males. É este laço sagrado que une os corações. Quirógrafo das almas nobres, é a afeição que fundamenta o lídimo amor, sendo este a própria amizade em maior intensidade.

Desde a mais remota Antiguidade o homem se interrogou sobre a essência da amizade. Filosofou sobre este aspecto da interação humana. Podemos dizer que a amizade é uma certa comunidade ou participação solidária de várias pessoas em atitudes, valores ou bens determinados. É uma disposição ativa e empenhadora da pessoa.

O valor da amizade foi revelado pela Bíblia: "O amigo fiel não tem preço" (Sl 6,15), pois "ele ama em todo o tempo" (Pv 17,17. "O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro" (Eclo 6,14). "O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo" (Eclo 6,16).

A função psicossocial da amizade é, assim, de rara repercussão. Ela é fator de progresso, pois o amigo autêntico aperfeiçoa e educa pela palavra e pelo exemplo; é penhor de segurança, uma vez que o amigo leal é remédio para todas as angústias, dado que a amizade é força espiritual. Entretanto, há condições para que floresça a amizade.

Pode-se dizer que são seus ingredientes: a sinceridade, a confiança, a disponibilidade, a tolerância, a compreensão e a fidelidade. Saint-Exupéry afirmou em sua obra "O Pequeno Príncipe": "És eternamente responsável por aquilo que cativas".

Na plenitude dos tempos Jesus apresentou-se como legítimo amigo. Ele declarou: "Já não vos chamo servos, mas amigos" (Jo 15,15) e havia dito: "Ninguém dá maior prova de amor do que aquele que entrega a vida pelos amigos" (Jo 15,13). Rodeou-se de pessoas, as quais se repletaram dos eflúvios de Sua bondade. Felizes os que O conheceram, como Lázaro, Marta, Maria, Seus amigos de Betânia; os Doze Apóstolos; Nicodemos; Zaqueu; Dimas, o bom ladrão; e tantos outros. É, porém, preciso levar a amizade a sério.

A Bíblia assegura que "O amigo fiel é medicina da vida e da imortalidade" (Eclo 6,16). Disse, porém, Santo Agostinho: "A suspeita é o veneno da amizade". Bem pensou, porque a amizade finda onde a desconfiança começa. O amigo é luz que guia, é âncora em mar revolto, é arrimo a toda hora. Esparge raios de sol de alegria, derramando torrentes de clarões divinos. Dulcifica o pesar. Tudo isso merece ser pensado e repensado. É essencial, todavia, meditar também sobre o ensinamento bíblico: "Quem teme a Deus terá bons amigos, porque estes serão semelhantes a Ele" (Eclo 6,17).

Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho*
*Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Arquidiocese de Vitória da Conquista realiza Ordenação de 3 novos Padres

O Arcebispo Metropolitano de Vitoria da Conquista, Dom Luiz Gonzaga da Silva Pepeu, anunciou no dia 6 de junho, a Ordenação Presbiteral três novos Padres: André Costa Santos, Frenilson da Conceição Brito e Geneildo Almeida Lima. O evento será realizado na tarde dia 17 de julho no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, em Vitória da Conquista.

Com informações do Blog do Anderson

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Família Matrimônio, caminho de santidade

O interessante Capítulo 6 do Diretório da Pastoral Familiar aponta o Matrimônio e a Família como caminho de santidade. A exiguidade do espaço não me permite trazer toda a riqueza ali contida. Destacarei apenas as ideias principais. Recomendo, pois, a quem tiver acesso, ler o texto completo. Posso garantir que será gratificante.

Valor santificador do matrimônio

Pelo batismo, todos os cristãos são chamados à santidade. Cônjuges e pais cristãos devem viver concretamente esta vocação universal à santidade nas realidades próprias da existência conjugal e familiar. “O sacramento do matrimônio, que retoma e especifica a graça santificante do batismo, é a fonte própria e o meio original de santificação para os cônjuges”, lembra João Paulo II, na Familiaris Consortio (56).

Marido e esposa tornam-se, no dizer do apóstolo Paulo (Ef 5,32), “o grande sacramento” da união e do amor fecundo entre Cristo e a sua Igreja. “O dom de Jesus Cristo não se esgota na celebração do matrimônio, mas acompanha os cônjuges ao longo de toda a sua existência.” (Idem.)

O casal cristão é chamado a alcançar a santidade por uma espiritualidade inserida nas realidades concretas de sua vida conjugal: amor humano (afetividade e sexualidade), geração e educação dos filhos, oração, vida sacramental e inserção na comunidade eclesial.

Fugir da família é fugir de Deus

O Diretório alerta para uma realidade um tanto comum em certas paróquias e comunidades: alguns casais pensam que são tanto “mais católicos” quanto mais se engajam nas pastorais e demais serviços da paróquia e da Igreja, mas descuidando de alguns de seus deveres familiares.

Essa maneira de pensar sua vocação de casados, às vezes, representa uma grave tentação que os leva a fugir dos deveres e obrigações próprios do lar. Para um casal que se recebeu em matrimônio, fugir da família e dos deveres inerentes a ela seria como fugir de Deus.

Crescer no amor conjugal

O amor conjugal sadio e nobre precisa crescer no mesmo ritmo que o amor a Deus. Para crescer, o amor tem que se renovar. O Diretório cita Santo Agostinho para quem o amor não pode parar: se não se renova o combustível, o fogo do amor se apaga. O crescimento do amor conjugal tem de acompanhar o crescimento da vida interior e vice-versa. Aumentar o amor mútuo é o mesmo que dilatar o amor de Deus. O amor conjugal tem que ser profundo e progressivo, como o amor a Deus.

Aqueles que foram chamados por Deus para formar um lar devem amar-se sempre, com aquele amor entusiasmado que tinham quando eram namorados ou noivos. O matrimônio, que é sacramento e vocação, não pode se abalar quando chegam as dores e os contratempos que a vida sempre traz consigo. Aí é que o amor aprende a tornar-se mais firme.

Mais ainda: a chave da felicidade pede a luta para vencer o egoísmo, a saída do comodismo pessoal, para cooperar, com toda a capacidade, na manutenção do lar e na educação dos filhos. Não haverá uma autêntica felicidade e santidade, se não houver esse esforço pessoal para superar o egoísmo.

O fruto mais substancial desse amadurecimento espiritual dos pais e a lição pedagógica mais importante que devem dar aos filhos é a de sua união sólida e inquestionável. O primeiro dever-compromisso dos pais para com os filhos é o de se amarem um ao outro. E não há presente maior para um filho, não há nada que lhe dê tanta segurança e equilíbrio emocional do que perceber que os pais são apaixonados um pelo outro, que se amam de verdade.

A oração conjugal e familiar

Embora cada membro da família deva ter a sua vida interior, deve existir também a vida de piedade própria da família como tal, que represente verdadeiramente a “alma” do lar.

Os pais têm a missão de educar os filhos para a oração, de ajudá-los a descobrir progressivamente o mistério de Deus e a se relacionar com ele. Elemento fundamental e insubstituível da educação para a oração é o exemplo concreto, o testemunho de oração dos pais. Somente rezando com os filhos, pai e mãe entram na profundidade do coração deles, deixando marcas que os acontecimentos futuros não conseguirão apagar. “A oração reforça a estabilidade e a solidez da família, fazendo com que ela participe da ‘fortaleza de Deus’”. (J. Paulo II, Carta às Famílias, 4.)

O capítulo 6 dá especial destaque à escuta da Palavra de Deus em família e ao dever catequético dos pais.

Família e Eucaristia

Se toda a vida sacramental é indispensável para a santificação da família, “o centro e a raiz” da família, porém, é a Eucaristia. Ela é a fonte própria do matrimônio cristão. A esta altura, o Diretório cita um texto precioso de João Paulo II: “O sacrifício eucarístico, de fato, apresenta a aliança de amor de Cristo com a Igreja. Neste sacrifício da Nova e Eterna Aliança é que os cônjuges cristãos encontram a raiz da qual brota e é interiormente plasmada e continuamente vivificada a sua aliança conjugal. Como representação do sacrifício de amor de Cristo pela Igreja, a Eucaristia é fonte de caridade. E no dom eucarístico de caridade, a família cristã encontra o fundamento e a alma da sua ‘comunhão’ e da sua ‘missão’: o Pão eucarístico faz dos diversos membros da comunidade familiar um único corpo, revelação e participação na mais ampla unidade da Igreja; a participação, pois, no Corpo dado e no Sangue derramado de Cristo torna-se fonte inesgotável do dinamismo missionário e apostólico da família cristã”. (FC 57.)

O Domingo, dia do Senhor, é o momento central da semana da família cristã. É belo ver uma família inteira, pais e filhos, participando unidos da Santa Missa. “A participação na Eucaristia seja verdadeiramente para cada batizado, o coração do domingo: um compromisso irrenunciável, assumido não só para obedecer a um preceito, mas como necessidade para uma vida cristã verdadeiramente consciente e coerente”. (J. Paulo II, NMI, 36.)

Fonte: O Lutador

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bento XVI cria nova diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo

O Papa Bento XVI criou, nesta quarta-feira, 16, uma nova diocese no Brasil e nomeou seu primeiro bispo. Trata-se da diocese de Salgueiro, no Pernambuco, desmembrada das dioceses pernambucanas de Petrolina e Floresta.

O primeiro bispo da nova diocese será o frei Magnus Henrique Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Frei Magnus

Natural de Assu, no Rio Grande do Norte, frei Magnus nasceu no dia 31 de julho de 1965. Entrou para o Ordem dos Capuchinhos em 1988, cursando Filosofia na Faculdade de Filosofia do Recife e Teologia no Instituto Franciscano de Olinda. Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1996.

Com bacharelado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, frei Magnus foi animador vocacional dos Capuchinhos do Nordeste, mestre de postulantes em Maceió, ecônomo em várias fraternidades da Província, vigário paróquia de diversas paróquias e vigário da Fraternidade Capuchinha de Maceió.

Atual guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio em Natal, frei Magnus foi também Definidor Provincial, ministro dos Capuchinhos do Brasil e diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

Fonte: C.N.B.B.

Lula sanciona aumento de 7,7% para aposentados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, 15, o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, depois de cerca de quatro horas de reunião com a equipe econômica do governo, além do ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza. A queda do fator previdenciário foi vetada.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ao deixar a reunião, que Lula orientou a equipe econômica a fazer os cortes necessários em outras despesas para compensar os gastos com o reajuste. Ele voltou a afirmar que não haverá redução em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares.

"Além dos cortes que já fizemos [no Orçamento], de R$ 10 bilhões, cortaremos R$ 1,6 bilhão para não alterar o Orçamento".

O deputado Vacarezza disse que deixou claro para o presidente que não passaria na Câmara ou no Senado qualquer percentual que fosse inferior aos 7,7%.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dom Zanoni participa de audiência com Papa Bento XVI

Na última segunda-feira (14), o bispo de São Mateus, dom Zanoni Demettino Castro, participou de uma audiência com o Papa Bento XVI. O encontro durou pouco mais de uma hora. Além dos sete bispos presentes na audiência, o padre Delcy Correa também acompanhou o início da visita ao Papa. Os bispos apresentaram os trabalhos realizados em suas dioceses e nas pastorais e comunidades. "O Papa Bento XVI foi muito atencioso e acolhedor. Ele ouviu todas as informações passadas pelos bispo, perguntava, intervia e questionava durante o encontro. Foi uma conversa sobre a igreja atual e os desafios do mundo contemporâneo." - disse dom Zanoni.


Na sexta-feira, 11, o dia foi dedicado ao Encerramento do Ano Sacerdotal, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus. A Solene Concelebração Eucarística foi presidida pelo Santo Padre, contou com a participação de cardeais, arcebispos e bispos de todo o mundo e cerca de quinze mil sacerdotes, segundo dados oficiais. Do Regional Leste 2, todos os bispos presentes na visita participaram da concelebração. O Santo Padre, em sua homilia, ressaltou a importância do ministério presbiteral, usando a metáfora do cajado do pastor, não para humilhar, mas para ajudar as pessoas. Por ocasião desta celebração, um dado de profundo sentido histório foi o fato do Santo Padre presidir a Eucaristia com uma túnica usada por São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono de todos os sacerdotes.

Como muitos padres foram, em peregrinação do Brasil para Roma, para este dia especial, alguns bispos tiveram a tarde livre, para se encontrarem com os padres de sua diocese presentes no evento.


No sábado,12, os bispos tiveram um rico momento de estudos, tanto em profundidade quanto na atualidade dos temas. Este momento foi conduzido pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, e por seus colaboradores, o Arcebispo Mons. Gianfranco Ravasi.

Os temas tratados foram Fé e Ciência, Fé e Arte, Neurociências e Teologia, Criação e Evolução e o diálogo com os Não-Crentes. Foi uma manhã muito interessante, do agrado de todos os bispos. Mons. Ravasi e seus colaboradores deram provas de grande erudição, ao mesmo tempo, de abertura e simplicidade.


No domingo, 13, o grupo dos bispos do Regional Leste 2, foram ao mosteiro fundado por São Bento, local onde estão seus restos mortais, na cidade de Casino, ao sul da Itália. O local é conhecido como Monte Cassino, inclusive palco de um lapso da história, por ocasião da Segunda Grande Guerra, quando foi bombardeado já depois de ter sido assinado o armistício. A visita constou, de um passeio pelo Mosteiro, que é, todo ele, uma obra de arte; visita ao museu, onde se encontram peças de até 6 séculos antes de Cristo; soleníssima concelebração eucarística, com participação de fiéis; e um almoço muito simpático e agradável, com a presença do sr. Abade, dom Pedro. O grupo retornou à Roma, no fim da tarde, ficando o restante do domingo para o descanso.


Fonte: Diocese de São Mateus