sexta-feira, 5 de março de 2010

Igreja cria curso na Itália para sogra não interferir em vida de casal

Com a finalidade de prevenir crises conjugais, uma arquidiocese italiana decidiu abrir um curso na cidade de Udine, no norte da Itália, para ensinar sogros e sogras a não interferir na vida de casal de seus filhos.

O curso - chamado "Famílias em diálogo, como ser pais eficientes com filhos que vivem a experiência de casal" - é organizado pela arquidiocese da região de Friuli e financiado pela prefeitura de Udine.

Serão três aulas, uma vez por semana, a começar nesta sexta-feira. O curso é gratuito, e sogros e sogras podem participar individualmente ou em casal.

Durante os encontros, psicólogos vão ensinar os sogros a não se intrometer demais na vida familiar de seus filhos e a auxiliar na criação dos netos, respeitando as escolhas dos pais.

De acordo com os organizadores do curso, as intromissões de sogros e sogras desencadeiam discussões entre pais e filhos e sobretudo entre os sogros e os cônjuges de seus filhos, o que muitas vezes leva à dissolução de relações que pareciam sólidas.

A arquidiocese diz que o curso, que ainda será levado para outras cidades italianas, pretende ajudar os sogros a discutir seus problemas e a se colocar em seu devido lugar no âmbito familiar.

Causa de divórcio

Segundo pesquisas citadas pelos organizadores do curso, a intromissão dos pais na vida dos filhos casados é uma das principais causas de divórcio na Itália.

"Estudos evidenciam claramente que ao menos três em cada dez casamentos entram em crise por causa dos sogros. Em algumas regiões, essa proporção chega a 50%", diz o padre Giuseppe Faccin, responsável pela pastoral da família da arquidiocese de Udine.

Os dados divulgados pelo sacerdote são confirmados pela associação italiana dos advogados especializados em divórcios. A intromissão de sogros seria tão grave quanto a infidelidade conjugal, segundo a entidade.

O organismo calcula que cerca de 30% das separações judiciais ocorrem por causa dos sogros. As relações mais problemáticas seriam com as mães dos maridos, que muitas vezes entram em competição com as noras.

"Educar um sogro, ou mais frequentemente uma sogra, significa antes de mais nada recuperar a relação dele com seu próprio cônjuge", afirmou Faccin ao jornal Messaggero Veneto, de Udine.

Na avaliação do padre, com o casamento dos filhos, os pais precisam encontrar seu próprio equilíbrio como casal.

Segundo Faccin, após muitos anos dedicando-se à prole, a relação do casal enfraquece e os pais acabam se debruçando novamente sobre os filhos, mesmo quando eles já se casaram e geraram suas próprias crianças.

"(Os sogros) Deveriam aprender a ser avós e a deixar de se intrometer nas escolhas educativas dos filhos", afirma o sacerdote.

Fonte: BBC Brasil/Uol

CONTEFAVE inaugura novo módulo residencial

A Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE) – entidade que se dedica a apoiar a recuperação de usuários de drogas – inaugura no dia 14 de março (domingo) o módulo residencial São João Batista com capacidade para 60 pessoas.

Em sete anos de trabalho, a Cotefave já beneficiou centenas de pessoas por meio do trabalho que tem como lema “Vida sim, drogas não!”. A instituição surgiu a partir das Campanhas da Fraternidade, organizadas pela Igreja Católica da cidade, e trabalha com o apoio da sociedade civil organizada sempre atendendo àqueles que sofrem com a dependência química. Padre Edilberto Amorim, diretor-presidente da instituição, afirma que o papel da entidade “é resgatar a vida, devolver a cidadania e auto-estima para que os dependentes químicos possam viver com dignidade e não ser rotulado. São pessoas que precisam ser valorizadas”.

Interesse nas vagas - O escritório da Cotefave funciona na Praça João Gonçalves, nº 156, centro da cidade e qualquer interessado poderá procurar a instituição a fim de receber orientação e os encaminhamentos necessários.

Contribuições – Quem quiser ajudar a Cotefave, poderá procurar o escritório da instituição ou entrar em contato pelos telefones (77) 3422.9387 ou (77) 8108.7763.

* A solenidade de inauguração será realizada às 9 horas do dia 14 de março (domingo), na sede da entidade, situada na Rodovia Barra do Choça, km2.

Com informações do Blog do Anderson

2010 Ano Internacional da Juventude

Novo ano, novos projetos, gente nova...
e a bonita novidade da juventude em nosso meio.
Que bom! Que graça de Deus!

A ONU determinou este ano o Ano Internacional da Juventude. Não é interessante? Sem uma maior atenção à vida dos jovens e valorização dos próprios jovens consigo mesmo não há sociedade – nem Igreja! – que cresça.

O tema deste Ano Internacional é ‘Diálogo e entendimento mútuo’ e o objetivo é estimular a unidade das gerações em vista da defesa de grandes ideais como: paz, direitos humanos, liberdade, solidariedade. Segundo a ONU, há uma grande intenção de motivar os jovens para o progresso mundial no combate da pobreza extrema, da fome, da mortalidade materna e infantil, da falta de acesso à educação e à saúde.

“Vários eventos internacionais devem acontecer em agosto, incluindo o 5º Congresso Mundial da Juventude em Istambul, uma conferência global no México e os Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura.” (www.onu-brasil.org.br)

Vamos divulgar esta boa notícia e aproveitar da ocasião para incrementar nossa opção pela juventude, provocar mais diálogo no meio dos jovens, melhorar as relações afetivas com eles, promover o Setor Juventude, apoiar a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens, etc. Eles necessitam perceber que os amamos de fato e que a Igreja – como mãe – está pronta para um melhor entendimento mútuo em vista dos valores humanos, fortalecimento das comunidades, melhoria da sociedade.

Potencializemos o trabalho junto aos jovens, estabeleçamos laços de amizade e sejamos criativos na evangelização junto a eles. Pode ter a certeza de que o ganho será para todos! Usemos dos meios de comunicação e das diversas oportunidades para a divulgação desta oportuna decisão da ONU.

Fonte: C.N.B.B.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Feliz Aniversário Maisa!!!!

Parabéns Maisa!! hoje é o seu aniversário.
Pensamos bastante em você e queremos lhe falar coisas bonitas
e cheias de encantamento. saiba que consideramos você
uma pessoa grandiosa e de caráter invejável difícil de encontrar.

Sua maneira de ser com as pessoas, sua forma de viver retratam
a sua bondade e o amor que você sente pela vida como um todo.

Falar de você é falar de otimismo, de paz, de contentamento porque você
sabe viver e dar exemplo de uma vida bem vivida como poucos sabem fazer.

Mais uma vez queremos deixar claro que não somos só nós mas as pessoas
que lhe rodeiam têm em você uma pessoa maravilhosa e isso é ser bastante especial.

Parabéns por ser assim, parabéns por sua especialidade.
Você merece esse dia e muito mais.
Feliz aniversário.

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

CNBB lança a campanha nacional "Projeto 1 milhão de Bíblias"

Será lançada, neste sábado, 6, em Teresina (PI), o “Projeto 1 milhão de Bíblias”. Como o nome mesmo diz, o objetivo da campanha é levar a Palavra de Deus a todos no Brasil que não tem condições de comprar a Bíblia e outros materiais educativos de evangelização.

O lançamento será feito pelo secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, e contará com a presença do bispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), Dom Sérgio da Rocha. Após o lançamento na capital, será lançada também na diocese de Picos (PI), com a presença do bispo Dom Plínio José Luz da Silva e em Campo Maior (PI), com a presença de Dom Eduardo Zielski.

"É grande a expectativa do Regional Nordeste 4 da CNBB, no estado do Piauí, para o lançamento da Campanha Nacional de 1 Milhão de Bíblia, nos dias 06 e 07, em Teresina, Picos, Oeiras e Campo Maior. Todas as dioceses do Regional já receberam o material da Campanha e os bispos, juntos, já discutiram os critérios de distribuição e utilização. Como somos os primeiros a fazer a experiência da Campanha, esperamos, em breve, poder compartilhar o resultado positivo com os demais Regionais", afirmou o bispo de Picos, Dom Plínio José.

Projeto

A campanha nacional desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Comissão para a Missão Continental no Brasil tem como tema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19) e lema “Discípulo e servidores da Palavra de Deus”.

A primeira fase da campanha consiste na apresentação de um projeto de evangelização pelas (arqui)dioceses à CNBB. Após a comissão responsável analisar o projeto, se aprovado, iniciará a distribuição das Bíblias de forma gratuita, inclusive o transporte, para atender as necessidades apresentadas pelas (arqui)dioceses.

“Inserido no Projeto Brasil na Missão Continental, esta nova campanha é um serviço que a CNBB oferta a todos os Regionais, (arqui) dioceses, pastorais, organismos do povo de Deus, movimentos e outras associações da Igreja em nosso país, bem como a todos os discípulos missionários chamados a anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo”, afirmou o secretário geral da CNBB, Dom Dimas.

Segundo um dos participantes do “Projeto 1 milhão de Bíblias”, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB e secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre Altevir Silva, a Conferência de Aparecida destacou a Palavra de Deus e o novo ardor missionário. “O caminho aberto pela Conferência de Aparecida demonstra que a Palavra de Deus é a carta de amor ao seu povo. Assim sendo, e diante do contexto brasileiro de miséria e pobreza onde muitos não têm condições de se alimentar, o ‘Projeto 1 milhão de Bíblias’ tende a suprir a ânsia pela Palavra dos que não tem condições. A leitura orante da Bíblia é a alma da Missão Continental”.

O padre Altevir lembra que a impressão das Bíblias foi fruto de doações, e que na entrega às dioceses foi montado um “kit” contendo, além da Bíblia Sagrada, uma Bíblia infantil; um Pequeno Catecismo: Eu creio; e um Livreto sobre a iniciação à leitura da Bíblia.

O processo, depois do lançamento da campanha, é fazer um acompanhamento das dioceses atendidas com base no projeto de evangelização apresentado por cada uma delas, levantando dados para possível continuação da campanha.

Segundo os organizadores do projeto, alguns Regionais terão prioridade no atendimento para receber os “kits” do Projeto 1 milhão de Bíblias. São eles: o Regional Nordeste 4 (Piauí); Regionais da Amazônia Legal; Regional Nordeste 1 (Ceará); Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); Regional Nordeste 5 (Maranhão); Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul); Regional Oeste 2 e Regional Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).

Fonte: C.N.B.B.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dom Geraldo Lyrio preside missa na reunião do Consep

O arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa nesta quinta-feira, 25, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB. Participaram da celebração os bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, que está reunido deste terça-feira, 23, além dos assessores da CNBB.

Em sua homilia, dom Geraldo destacou que a oração deve marcar a vida dos cristãos no tempo da quaresma. “O tempo quaresmal nos convida a intensificar a oração, a voltar nosso coração para Deus e a perceber sua presença em nossa própria vida, reconhecendo que ele cuida de nós. Pela oração, expressamos a íntima convicção de que Deus está conosco, e manifestamos nossa confiança em sua palavra e em sua presença”, disse.

“A Quaresma é tempo privilegiado para tomar consciência das situações desafiadoras e às vezes até dramáticas de nossa vida e da vida de nosso povo, na certeza de que o Senhor ‘transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar’ (Est 4,17)”, acrescentou

Dom Geraldo lembrou que a petição faz parte da oração e é motivada pelo próprio Cristo. “O evangelho há pouco proclamado nos garante que todo aquele que pede, recebe (cf. Mt 7,7). Para a maior parte das pessoas, oração é sinônimo de petição. E é esta forma de oração que nos é aqui recomendada. A deliberada repetição da tríplice fórmula, pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e se abrirá tem a finalidade de assegurar aos discípulos que a oração será escutada, e de encorajar-lhes a apresentar seus pedidos a Deus. Se quisermos receber, primeiramente temos que pedir. Quem pede, confessa sua pequenez, reconhece suas necessidades e, ao mesmo tempo, expressa confiança naquele a quem dirige o pedido. Quem procura, mostra que não se conforma em ficar sem o que busca. Quem, com humildade, bate à porta, reconhece a capacidade de quem lhe pode socorrer”.

Fonte: C.N.B.B.


Papa e Cúria Romana continuam Exercícios Espirituais

O Santo Padre e a Cúria Romana prosseguem os Exercícios Espirituais em preparação à Quaresma, dedicados ao tema Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal, até o final desta semana.

As meditações são conduzidas pelo sacerdote salesiano Enrico dal Covolo, que é posturador geral da Família Salesiana, membro do Comitê Pontifício de Ciências Históricas, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e professor de literatura cristã antiga na Pontifícia Universidade Salesiana.

Até o término das atividades, todas as audiências do Pontífice foram canceladas, inclusive a tradicional Audiência Geral (Catequese) das quartas-feiras.

Após a reflexão sobre a figura de Santo Agostinho, na segunda-feira, 22, e a oração pelas vocações sacerdotais, na terça-feira, 23, a oração foi pelos missionários e o tema da meditação foi a figura de Santo Cura de Ars.

Nesta quarta-feira, 24, é a jornada da penitência, na qual se analisarão outras histórias bíblicas sobre a vocação: a tentação, a dúvida e as resistências fazem parte de nossa história (cf. Marcos, 1-8); sempre pecadores e sempre perdoados (cf. Lucas, 7, 36-50 e Gálatas, 5, 1.13 – 25). Na meditação da tarde se falará da obra "Diário de uma padre rural", de Georges Bernanos.

A quinta-feira, 25, jornada cristológica, será dedicada à vocação dos primeiros discípulos e se analisará a figura do Venerável Servo de Deus Giuseppe Quadrio, S.D.B. (1921-1963).

Na sexta-feira, 26, dia mariano, as meditações se concentrarão nos temas: o Magnificat de Maria (cf. Lucas, 1, 46-55); o quinto ato das histórias bíblicas de vocação: a aprovação de Deus. O relato da Anunciação (cf. Lucas, 1, 26-38). À tarde, se refletirá sobre o Venerável Servo de Deus João Paulo II.

Já no sábado, 27, conclusão dos Exercícios Espirituais, a Capela Redemptoris Mater acolherá, às 9 horas, a celebração das Laudes e a meditação conclusiva, sobre o chamado dos primeiros "diáconos".

Por Leonardo Meira
Fonte: Vaticano/Canção Nova

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Onde está o teu tesouro? - O cristão não deve colocar sua segurança nos bens que possui

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Economia e Vida”, e seu lema, “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24) tem implicações claras para a ética social. O amor exagerado ao dinheiro está na raiz de injustiças sociais, misérias, desonestidades, violências e insensibilidades diante dos sofrimentos do próximo, degrado ambiental e morte; por isso, o apelo à conversão quaresmal tem fortes implicações para o nosso comportamento social. Nossa ação de discípulos de Jesus Cristo deverá ajudar a marcar as relações econômicas com a ética da solidariedade e da fraternidade, em vez da lógica do lucro ávido; a busca esforçada do bem comum deve tomar o lugar da afirmação individualista do bem pessoal.

O tema da Campanha, porém, também traz à nossa reflexão uma questão que nunca deve ser esquecida: em que consiste o verdadeiro bem do homem? Entre os muitos bens acessíveis e legitimamente desfrutáveis, algum é o bem supremo que não poderá ser trocado por nenhum outro? Esta questão, que tem implicações fundamentais para a vida pessoal e a fé em Deus, perpassa toda a Bíblia e merece mais de uma observação de Jesus nos Evangelhos. A pensar bem, a questão também é posta por quase todas as religiões que identificam, geralmente, no apego às riquezas deste mundo um perigo para a fé em Deus; é verdade que alguma forma de religiosidade também pretende colocar Deus a serviço da aquisição de bens, através de certa “teologia da prosperidade”; mas tenhamos a certeza disso: usar Deus para fazer dinheiro ou para prometer bens aos outros é, claramente, desrespeitoso e blasfemo em relação a Deus.

A palavra de Jesus – “não podeis servir a Deus e ao dinheiro” faz referência direta ao primeiro mandamento da Lei de Deus: “Não terás outros deuses fora de mim; amarás o Senhor, teu Deus, e somente a ele servirás”. Servir ao dinheiro é colocá-lo no lugar de Deus, passando a dar-lhe mais atenção que ao próprio Deus; e o dinheiro é transformado em ídolo. Ainda no sermão da montanha, Jesus ensina os discípulos a serem sábios durante a vida e a buscarem tesouros verdadeiros, e não aparentes: “Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Onde está teu tesouro, aí também está teu coração” (Mt 6, 19-21).

O cristão e toda pessoa de bom senso não deve colocar sua segurança nos bens que possui. Jesus adverte contra todo tipo de ganância, que é a busca ávida dos bens; e conta a parábola daquele homem rico, que fez uma colheita muito abundante e pensou: “agora posso ficar tranquilo, tenho reservas para muitos anos e vou gozar a vida...” E Jesus diz que aquele homem foi “insensato”, ou seja, sem juízo: “naquela mesma noite ele morreu; e toda a riqueza que ajuntou, para quem ficou? Coisa semelhante acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico para Deus” (cf Lc 12, 13,21).

Também o sábio do Antigo Testamento, que avaliava todas as coisas a partir do horizonte de sua fé e confiança em Deus, já advertia contra a ilusão das riquezas: “Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam da abundância de seus bens? Ninguém se livra da morte por dinheiro, nem pode pagar a Deus o seu resgate; por nenhum preço dá para livrar-se da morte e por nenhuma riqueza poderá o homem comprar-se uma vida sem limites, ou assegurar para si uma existência imortal; morrem os sábios e os ricos igualmente; morrem os loucos e também os insensatos; e todos terão por casa uma sepultura...” (cf Sl 48 (49), 6-12). Nada se leva deste mundo, tudo se deixa para trás, a não ser os “tesouros” acumulados no céu durante esta vida.

Naturalmente, o problema não está nos bens, enquanto tais; a visão de fé sobre a vida nos faz acolher e apreciar, com simplicidade e gratidão a Deus, os bens colocados à nossa disposição pela natureza, ou aqueles conseguidos através do trabalho honesto. O problema, de um lado, é saber se a posse dos bens foi legítima e não lesou o direito e a dignidade de ninguém. Por outro lado, importa ver nossa atitude em relação aos bens: se eles se tornam o valor supremo de nossa vida e, por eles, somos capazes de sacrificar qualquer outro bem, quer dizer que eles tomaram conta de nossa vida e passamos nós a ser servidores deles, em vez de estarem eles a nosso serviço. Aqui começa a idolatria dos bens, pois o próprio Deus, sua lei e seus mandamentos, ficam em segundo plano diante das “exigências” desse ídolo. Sem falar dos irmãos, que se tornam vítimas nessa idolatria...

Por isso, a Campanha da Fraternidade nos faz rever nossas atitudes em relação ao dinheiro e aos bens deste mundo; que eles sirvam à nossa vida e ao bem comum, para conviver em fraterna solidariedade com os outros. Isso requer conversão contínua.

Foto
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Começam as comemorações do jubileu dos 100 anos da diocese de Ilhéus

Com o tema “Rumo aos 100 anos” e o lema “O que vimos e ouvimos, nós anunciamos” (Jo 1,3), a diocese de Ilhéus (BA), no Centro de Treinamento de Lideres Santa Cruz, inicia os preparativos para o jubileu de 100 anos de criação da diocese, que será em 2013.

“Iniciaremos com um tríduo, ou seja, três anos de celebrações, como preparação para este grande evento que é o marco de 100 anos de uma diocese. Primeiramente, neste ano, realizaremos um Seminário do Jubileu, de 26 a 28 de fevereiro, com o objetivo de apresentar os fundamentos bíblicos, teológicos e antropológicos do jubileu e traçar as linhas mestras de ação do primeiro ano jubilar”, explicou o bispo de Ilhéus, dom Mauro Montagnoli.

Além de dom Mauro, participarão do Seminário todos os padres que atuam na diocese, os coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, dois representantes leigos por paróquia, os seminaristas maiores, uma religiosa por comunidade, membros das equipes temáticas, entre outros.

Fonte: Católica Net

CNBB lança blog na Internet

Entrou no ar nesta terça-feira, 23, o blog da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre no blog da CNBB clicando aqui

Atendendo ao pedido do Papa Bento XVI, que, na sua Mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, escreveu que a Igreja deve usar dos "novos meios de comunicação a serviço da Palavra", a página tem por objetivo complementar o site da Conferência, por meio de notícias, vídeos, áudios, fotos e pequenos posts (comentários).

Assim como as outras mídias sociais já existentes - twitter, youtube, flickr e facebook -, essa nova presença da CNBB na internet busca dar mais dinamicidade e agilidade à comunicação.

De acordo com o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, a Conferência vem aumentando seu nicho de informações na internet e o blog dá mais força a essa presença. "Cada vez mais nosso site tem que se aperfeiçoar. Já estamos no twitter, no youtube, facebook, flickr e, agora, o próximo passo é o blog. Eu espero que essa nova presença complemente as outras mídias já existentes para que a CNBB se comunique de forma mais objetiva. Em breve, também vamos criar o blog da Missão Continental, para que cresçamos ainda mais com essa presença através das novas tecnologias a serviço do Reino de Deus".

O assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins, encara a presença da Conferência na blogosfera como mais uma alternativa de comunicação para ampliar a presença da CNBB através das novas tecnologias de informação. "O blog representa mais uma alternativa de comunicação que a CNBB se serve a partir desse universo oferecido pelas novas tecnologias. Ele representa, portanto, o esforço da Igreja para chegar da maneira mais ampla possível a todas as pessoas".

Um dos diferenciais do blog é a publicação de notícias mais objetivas, destacando os últimos vídeos e áudios produzidos pela assessoria de imprensa, bem como imagens de eventos, além de possibilitar aos internautas comentarem os posts, com moderação do administrador. Outra novidade é que os leitores poderão seguir o blog da CNBB, assim como seguem a página no twitter, através de login e e-mail.

Fonte: C.N.B.B.